Começa no próximo sábado, 17, o Congresso Mundial 2009 da Associação Católica Mundial para a Comunicação (SIGNIS), em Chiang Mai, na Tailândia.
Mais de 250 profissionais de diferentes mídias católicas se reunirão durante cinco dias para compartilhar experiências sobre o tema "Mídia para uma cultura de paz: direitos das crianças, promessa do amanhã".
O Congresso terá conferências e aproximadamente 16 workshops sobre as diversas realidades da mídia, como internet, televisão, rádio, educação na mídia e no cinema. Todos articulados sobre três eixos condutores: questões globais atuais sobre direitos humanos e direitos das crianças; novas perspectivas sobre mídia e transformação social; e os desafios de crescer na era digital.
Uma das palestrantes será a doutora Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança no Brasil, que no dia 18 falará sobre como é possível defender, respeitar e promover os direitos das crianças – na e através – da mídia.
O site www.signisworldcongress.net fará a cobertura do Congresso, por meio de artigos, vídeos e galerias de fotos. Também será possível assistir ao vivo a algumas atividades graças a SIGNIS-Tailândia. O Congresso se encerrará com um evento para festejar os 80 anos de história da Associação.
SIGNIS foi criada em novembro de 2001 mediante a fusão da UNDA (a Associação Católica Internacional para Radio e Televisão) e da OCIC (a Organização Católica Internacional do Cinema e Audiovisual), ambas fundadas em 1928.
Hoje, conta com parceiros em 130 países e representa a mídia católica em várias organizações e instituições governamentais e não-governamentais. A Associação tem um estatuto consultivo junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Site CNBB, 15/10/2009