“Ai de vós, doutores da lei…” – Santo Isaac Siríaco (séc. VII)

 

 
Leituras Bíblicas


Dia 14 de outubro de 2009
Quarta feira da 28ª semana do Tempo Comum

 

Hoje comemora-se São Calixto, Papa, +222

Lc 11,42-46:

– Ai de vocês, fariseus! Pois dão para Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da arruda e de todas as verduras, mas não são justos com os outros e não amam a Deus. E são exatamente essas coisas que vocês devem fazer sem deixar de lado as outras.
– Ai de vocês, fariseus! Pois gostam demais dos lugares de honra nas sinagogas e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças.
– Ai de vocês! Pois são como sepulturas que não se vêem, sepulturas que as pessoas pisam sem perceber.
Então um mestre da Lei disse a Jesus:
– Mestre, falando assim, o senhor está nos ofendendo também.
Jesus respondeu:
– Ai de vocês também, mestres da Lei! Porque põem fardos tão pesados nas costas dos outros, que eles quase não podem agüentar. Mas vocês mesmos não ajudam, nem ao menos com um dedo, essas pessoas a carregar esses fardos.

Comentário do Evangelho:

Santo Isaac Siriaco (VII século), monge na região de Nínive (no atual Iraque) – Sentenças 117,118

“Ai de vós, doutores da lei, que sobrecarregais as pessoas com pesos insuportáveis"

Não despreze um pecador, pois todos somos culpados. Se, por amor de Deus, te levantas contra ele, chora primeiro por ele. Porque o desprezas? Despreze, sim, os seus pecados e reze por ele, para que sejas semelhante a Cristo, que não se irritou contra os pecadores, mas rezou por eles (Lc 22,23) … Porque, ó homem, desprezar o pecador? Será porque não foi justo contigo? Mas onde está a tua justiça, se não tens amor?
 
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.