«Os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai» – São Teodoro Estudita (759-826) monge de Constantinopla Catequese 42

3ª-feira da 17ª Semana Do Tempo Comum
28 de Julho de 2020
Cor: Verde

Evangelho – Mt 13,36-43
Como o joio é recolhido e queimado ao fogo,
assim também acontecerá no fim dos tempos.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,36-43:
Naquele tempo:
36 Jesus deixou as multidões e foi para casa.
Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram:
‘Explica-nos a parábola do joio!’
37 Jesus respondeu:
Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem.
38 O campo é o mundo.
A boa semente são os que pertencem ao Reino.
O joio são os que pertencem ao Maligno.
39 O inimigo que semeou o joio é o diabo.
A colheita é o fim dos tempos.
Os ceifadores são os anjos.
40 Como o joio é recolhido e queimado ao fogo,
assim também acontecerá no fim dos tempos:
41 o Filho do Homem enviará os seus anjos
e eles retirarão do seu Reino
todos os que fazem outros pecar
e os que praticam o mal;
42 e depois os lançarão na fornalha de fogo.
Ali haverá choro e ranger de dentes.
43 Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai.
Quem tem ouvidos, ouça.’
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia
São Teodoro Estudita (759-826)
monge de Constantinopla Catequese 42

«Os justos brilharão como o sol no Reino do seu Pai»

Com o pensamento, vejamos Nosso Senhor Jesus Cristo sentado num trono de glória; a seu lado, encontram-se os serafins, os querubins e todas as ordens angélicas, que O servem com temor e tremor. Então, aqueles que tiverem concluído o combate sem se deixarem atrair pelas vantagens do século ou seduzir pelos encantos deste mundo ouvirão a voz bendita do Mestre: «Os justos brilharão como o sol» quando chegarem do nascer ao pôr do sol, do norte e do mar, e tomarem lugar no banquete, com Abraão, Isaac e Jacó (cf Mt 8,11), em alegria inefável (cf 1Pd 1,8), e o nosso Rei e Senhor distribuir os seus dons segundo os méritos de cada um.

Ah, meus irmãos e meus filhos, ah, como é grande e bela a glória de que fruirão os três vezes bem-aventurados e os santos que tiverem praticado a renúncia! Sim, é bem certo que cada um receberá os bens prometidos segundo o nível em que tiver agradado a Deus. […]

Assim, pois, desde agora, correi com vigor (cf Gl 5,7) e que o demônio vos não enfeitice (cf Gl 3,1) nem vos entrave! […] Que sobre vós desça […] a misericórdia, a paz, a caridade, a ausência de inveja, de ciúme e de ostentação, a docilidade, uma linguagem benfazeja, a solidariedade, a compaixão de uns pelos outros, a humildade.

Vivei assim, comportai-vos assim, rezando assim de todo o coração pela minha humilde pessoa, a fim de que eu não seja lançado no fogo eterno; possamos nós escapar-lhe, depois de termos sido julgados dignos do Reino dos Céus, no próprio Cristo, nosso Deus, a quem convém a glória, a honra, a adoração e a magnificência, com o Pai e o Espírito Santo, agora e para sempre, e pelos séculos dos séculos, ámen.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de julho rezemos na seguinte intenção:
Intenção de oração universal – As nossas famílias
Rezemos para que as famílias de hoje sejam acompanhadas com amor, respeito e conselho.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.