«Segundo a medida com que medirdes vos será medido» – Santa Teresa de Calcutá (1910-1997) fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade «No Greater Joy»

2ª-feira da 12ª Semana Do Tempo Comum
22 de Junho de 2020
Cor: Verde

Evangelho – Mt 7,1-5
Tira primeiro a trave do teu próprio olho.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,1-5:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
1 ‘Não julgueis, e não sereis julgados.
2 Pois, vós sereis julgados
com o mesmo julgamento com que julgardes;
e sereis medidos, co a mesma medida com que medirdes.
3 Por que observas o cisco no olho do teu irmão,
e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho?
4 Ou, como podes dizer ao teu irmão:
‘deixa-me tirar o cisco do teu olho’,
quando tu mesmo tens uma trave no teu?
5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho,
e então enxergarás bem
para tirar o cisco do olho do teu irmão.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia
Santa Teresa de Calcutá (1910-1997)
fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
«No Greater Joy»

«Segundo a medida com que medirdes vos será medido»

 

Para cada doença existem vários medicamentos e tratamentos. Mas, enquanto não se oferecer uma mão doce pronta a servir e um coração generoso pronto a acarinhar, não creio que se possa alguma vez curar esta terrível doença que é a falta de amor. Nenhum de nós tem o direito de condenar quem quer que seja. Nem quando vemos as pessoas soçobrarem sem compreendermos porquê.

Não é verdade que Jesus nos convida a não julgar? Talvez tenhamos contribuído para tornar as pessoas como elas são. Devemos compreender que são nossos irmãos e nossas irmãs. Este leproso, este alcoólico, este doente são nossos irmãos, também eles foram criados para um amor maior. Nunca devemos esquecê-lo.

O próprio Jesus Cristo Se identifica com eles quando diz: «Aquilo que fizestes aos meus irmãos mais humildes, foi a Mim que o fizestes» (Mt 25,40). E pode acontecer que essas pessoas vivam na rua, sem amor e sem cuidados, porque nós lhes recusamos a nossa solicitude, o nosso afeto. Sede meigos, infinitamente meigos com o pobre que sofre. Compreendemos tão mal aquilo por que ele passa! O mais difícil é não ser aceite.

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de junho, rezemos na seguinte intenção:
Intenção de oração pela evangelização – O caminho do coração
Rezemos para que aqueles que sofrem encontrem caminhos de vida, deixando‐se tocar pelo Coração de Jesus.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.