6ª-feira na Oitava da Páscoa
17 de Abril de 2020
Cor: Branco
Evangelho – Jo 21,1-14
Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles.
E fez a mesma coisa com o peixe.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 21,1-14:
Naquele tempo:
1 Jesus apareceu de novo aos discípulos,
à beira do mar de Tiberíades.
A aparição foi assim:
2 Estavam juntos Simão Pedro,
Tomé, chamado Dídimo,
Natanael de Caná da Galiléia,
os filhos de Zebedeu
e outros dois discípulos de Jesus.
3 Simão Pedro disse a eles: ‘Eu vou pescar’.
Eles disseram: ‘Também vamos contigo’.
Saíram e entraram na barca,
mas não pescaram nada naquela noite.
4 Já tinha amanhecido,
e Jesus estava de pé na margem.
Mas os discípulos não sabiam que era Jesus.
5 Então Jesus disse:
‘Moços, tendes alguma coisa para comer?’
Responderam: ‘Não’.
6 Jesus disse-lhes:
‘Lançai a rede à direita da barca, e achareis.’
Lançaram pois a rede
e não conseguiam puxá-la para fora,
por causa da quantidade de peixes.
7 Então, o discípulo a quem Jesus amava
disse a Pedro: ‘É o Senhor!’
Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor,
vestiu sua roupa, pois estava nu,
e atirou-se ao mar.
8 Os outros discípulos vieram com a barca,
arrastando a rede com os peixes.
Na verdade, não estavam longe da terra,
mas somente a cerca de cem metros.
9 Logo que pisaram a terra,
viram brasas acesas,
com peixe em cima, e pão.
10 Jesus disse-lhes:
‘Trazei alguns dos peixes que apanhastes’.
11 Então Simão Pedro subiu ao barco
e arrastou a rede para a terra.
Estava cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes;
e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.
12 Jesus disse-lhes: ‘Vinde comer’.
Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar
quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13 Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles.
E fez a mesma coisa com o peixe.
14 Esta foi a terceira vez que Jesus,
ressuscitado dos mortos,
apareceu aos discípulos.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Santo Amadeu de Lausana (1108-1159)
monge cisterciense, bispo
Homilia mariana VI, SC 72
Convido-vos à alegria da ressurreição
Comei, meus amigos; bebei e inebriai-vos, meus bem-amados (cf Ct 5,1). Convido-vos para a mesa da Sabedoria e para as libações do vinho que ela vos preparou no seu cálice (cf Pv 9,5). Feliz daquele que, tendo sido admitido a este banquete, brilhar diante dos convivas na veste nupcial (cf Mt 22,11). Ser-lhe-á servido o pão da vida, que fortifica, que cumula e sacia com maravilhosa doçura, juntamente com o vinho da alegria, vinho que provém do fruto da videira, verdadeiro vinho da ressurreição, espremido da árvore da Paixão do Senhor. […]
Este conviva comerá, ataviado com a sua mais bela veste e de anel da paz no dedo, o vitelo gordo morto pelo Pai (cf Lc 15,22). De rins cingidos com o cinto da fé e da castidade, de sandálias nos pés, pronto para qualquer obra boa (cf 2Tm 3,17), ele comerá as carnes do Cordeiro pascal assadas ao fogo (cf Ex 12,9). […] Tendo tomado o peixe que foi encontrado sobre brasas nas margens do lago, quando o Senhor apareceu aos discípulos após a sua ressurreição (cf Jo 21,9), provará também um raio de mel.
E dirá então, repetindo o poema do Cântico dos Cânticos: «Comi o meu raio de mel, bebi o meu vinho com leite». Regurgitando todas estas delícias, convidará outros para este festim: «Comei, meus amigos; bebei e inebriai-vos, meus bem-amados» (cf Ct 5,1). Também eu, meus irmãos, vos convido para este festim: «Comei, meus amigos; bebei e inebriai-vos, meus bem-amados».
Comei o pão da vida, bebei o vinho da alegria, inebriai-vos com o júbilo da ressurreição. Este inebriamento é a sobriedade plena, que apaga a memória do mundo e imprime no espírito, sem cessar, a ideia da presença de Deus. Quem está dele ébrio tudo esquece e nada mais recorda senão a caridade divina. […] Rejubilai com a sua alegria, vós que sofrestes com a sua dor.
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de abril, rezemos na seguinte intenção:
Intenção de oração universal – Libertação das dependências
Rezemos para que todas as pessoas sob a influência de dependências sejam bem ajudadas e acompanhadas.