Mais de mil pessoas acorreram ao aeroporto pelas 18h de ontem, dia 7, para recepcionar a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no aeroporto de Navegantes, litoral de Santa Catarina. Trazida por dom José Negri diretamente do Santuário Nacional de Aparecida, após solene celebração Eucarística animada pelos padres redentoristas, acompanhado do Pe. Josué de Brito, Pároco da Paróquia Cristo Rei, no Bairro da Velha, em Blumenau, e Chanceler da Cúria Diocesana, a imagem ganhou recepção oficial numa das salas do aeroporto. Presentes faziam-se, além do Bispo de Blumenau e do seu Chanceler, Pe. João Bachmann, Monsenhor Irineu e Monsenhor Carlos, Vigários Gerais da Diocese, Pe. Paulo Sérgio Marques, Pároco-Reitor da Paróquia-Santuário de Navegantes, todos os padres das paróquias da Comarca de Navegantes, representante do Governador do Estado, Prefeito e Vice-Prefeito da cidade de Navegantes, comando do Corpo de Bombeiros e da guarda municipal de trânsito da mesma cidade.
Presença da imprensa
Significativa manifestava-se, naquele momento de festa, a presença dos meios de comunicação. Câmeras de TV, jornalistas, filmadores/as, fotógrafos/as, repórteres, buscavam imagens e textos do acontecimento para informar seus ouvintes, radiouvintes, leitores, da nossa região.
Carreata de emoção e de graças
Após a cerimônia, a querida imagem foi trasladada para o carro do Corpo de Bombeiros, que já estava estacionado ao lado do aeroporto. Em torno de duas mil pessoas apinhavam-se dentro e ao redor do mesmo recinto para acolher a Mãe de Jesus e nossa. Nossa Senhora chamou a si todas as atenções de todos e todas que se encontravam dentro e nos arredores do aeroporto. Entoava-se hinos marianos, gritava-se “vivas”, batiam-se fortes salvas-de-palmas, veículos acionavam suas buzinas. Criou-se naturalmente um clima de comoção, entusiasmo, oração.
Os mais ou menos dez quilômetros percorridos até o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, no centro da cidade, foram muito impressionantes. Precedido dos carros da Polícia Municipal, com suas luzes e alarmes, lentamente, pelas ruas, seguia o Carro dos Bombeiros, com Dom José conduzindo a amada imagem, tendo as mãos dos bombeiros como apoio e segurança. Logo atrás vinha uma procissão de motoclistas, bicicleteiros/as, pessoas e famílias caminhando, uma carreata de veículos em buzinaço, acompanhando a Padroeira. À medida que avançava, a comovente carreata ia aumentando. Ia se formando também a fila de pessoas nas calçadas das ruas por onde ia passando a Imagem.
Momentos de fé e devoção
Muitas pessoas faziam o sinal-da-cruz, outros se ajoelhavam na calçada, vinham à sacada de seus apartamentos para participar do momento de graça. Inúmeras casas e apartamentos ostentavam toalhas coloridas, balões de diversas cores, imagens e quadros da Mãe de Jesus, velas acesas, fazendo do trajeto verdadeiro espaço de devota e alegre saudação.
Chegada ao Santuário de Navegantes
À chegada de Nossa de Nossa Senhora Aparecida em frente ao Santuário, uma multidão já estava presente. Os padres, ministros e coroinhas, paramentados, estavam prontos para o início da santa missa da solene acolhida da Mãe de Jesus e nossa. Novamente, entre “vivas”, hinos, palmas, fogos de artifício, Dom José introduziu a Mãe Aparecida no Santuário e depositou-a na bonita, transparente, reluzente, redoma de acrílico, confeccionada especialmente para esta ocasião, como homenagem, segurança e proteção. A acolhida do povo foi muito calorosa. Muitas flores, de diversos tipos e cores, toques com as mãos na redoma, todos pareciam querer cumprimentar, abraçar, beijar, a sagrada e milagrosa imagem que veio do Santuário Nacional.
A multidão acomodou-se até no salão paroquial.
Um telão instalado no amplo espaço de salão de festas do Santuário possibilitou a um grande grupo de devotos que não coube no interior do templo, participar vivamente da inédita celebração.
Após a santa missa, presidida por Dom José, concelebrada por todos os padres da Comarca de Navegantes, participada pelos diáconos, seminaristas, ministros e ministras, coroinhas, do numeroso povo reunido, uma vigília mariana-eucarística teve lugar até a meia-noite.
Hoje, dia 8, mais manifestações de fé e acolhida à nossa Rainha e Padroeira
Hoje, pela manhã, às 7h, Dom José, com significativa participação do povo, presidiu missa no santuário. Ao meio-dia, o bispo de Blumenau presidirá a oração de consagração a Nossa Senhora e dará a bênção a todos os presentes.
Durante todo o dia, sucedem-se missas, sob o encargo das diversas paróquias do município de Navegantes e seus respectivos párocos .
Pelas 18h, sai a carreata de acompanhamento da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, rumando para Blumenau. Pelas 18h30, será feita uma parada diante da igreja-matriz São Pio X, em Ilhota, para que o povo daquela cidade possa saudar a Virgem Peregrina e por ela ser abençoado.
Pelas 19h30, a parada se realiza junto às escadarias da igreja-matriz São Pedro Apóstolo, em Gaspar.
Em Blumenau, a solene missa de acolhida está prevista para o horário das 20h.
Com a Mãe Aparecida celebrando 10 anos da nossa Igreja Diocesana.
“Eis a tua mãe” (Jo 19,27)
Pe. Raul Kestring – Pastoral da Comunicação da Diocese de Blumenau
Blumenau, 08 de outubro de 2009