Santos Cirilo e Metódio, apóstolos dos eslavos, apóstolos da unidade – São João Paulo II (1920-2005) papa Homilia de 15/02/1985

6ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum
14 de Fevereiro de 2020
Br. 6ª-feira. S. Cirilo, monge, e S. Metódio, B., memória. Ofício da memória. Missa da memória: Pf comum ou dos Pastores.
Cor: Branco

Evangelho – Mc 7,31-37
Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 7,31-37

Naquele tempo:
31 Jesus saiu de novo da região de Tiro,
passou por Sidônia
e continuou até o mar da Galiléia,
atravessando a região da Decápole.
32 Trouxeram então um homem surdo,
que falava com dificuldade,
e pediram que Jesus lhe impusesse a mão.
33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão;
em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos,
cuspiu e com a saliva tocou a língua dele.
34 Olhando para o céu, suspirou e disse:
‘Efatá!’, que quer dizer: ‘Abre-te!’
35 Imediatamente seus ouvidos se abriram,
sua língua se soltou
e ele começou a falar sem dificuldade.
36 Jesus recomendou com insistência
que não contassem a ninguém.
Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.
37 Muito impressionados, diziam:
‘Ele tem feito bem todas as coisas:
Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar’.
Palavra da Salvação.

 

Comentário do dia 
São João Paulo II (1920-2005)
papa
Homilia de 15/02/1985

Santos Cirilo e Metódio, apóstolos dos eslavos, apóstolos da unidade

A grande missão destes dois irmãos terminou com a morte de Metódio, no ano de 885; seu irmão, Constantino-Cirilo, tinha morrido dezasseis anos antes, aqui em Roma. Foi a estes dois apóstolos que o Pastor eterno confiou a obra do Evangelho entre os eslavos e eles seriam os primeiros evangelizadores dos povos que habitavam a parte oriental e a parte meridional da Europa, tornando-se os pais da sua fé e da sua cultura. […] A meio do século IX, e no decurso do período imediatamente a seguir, aproximava-se o momento da maturidade política e cultural do conjunto dos povos eslavos, o momento da sua entrada como protagonistas na convivialidade internacional, no sistema que se seguiu ao antigo Império Romano.

Este foi também, contudo, o momento em que a civilização antiga se fragmentou, em que as tensões entre o Oriente e o Ocidente se transformaram em divisões e, pouco depois, em separações. Os eslavos entraram na cena mundial inserindo-se entre estas duas partes e, consequentemente, também experienciaram os efeitos trágicos do cisma: também eles ficaram divididos, tal como o mundo europeu ficou dividido. Tanto mais razão temos, pois, para admirar a clarividência espiritual dos dois santos irmãos, que decidiram corajosamente construir uma ponte ideal precisamente no ponto em que o mundo da sua época abria, pelo contrário, fossos de separação e afastamento.

«Cirilo e Metódio», escrevi na carta apostólica de 31 de dezembro de 1980 por meio da qual os proclamei patronos celestes de toda a Europa, «desempenharam o próprio serviço missionário em união tanto com a Igreja de Constantinopla, pela qual tinham sido mandados, como com a sé romana de Pedro, pela qual foram confirmados, manifestando deste modo a unidade da Igreja, que, durante o período da sua vida e da sua atividade, não estava ferida pela desventura da divisão entre o Oriente e o Ocidente, apesar das grandes tensões que, naquele tempo, assinalaram as relações entre Roma e Constantinopla».

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