4ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum
22 de Janeiro de 2020
Verde. 4ª-feira da 2ª semana do Tempo Comum. Ofício do dia de semana e Missa à escolha ou Verm. S. Vicente Diácono Mt., MFac. Ofício e Missa da memória
Cor: Verde
Evangelho – Mc 3,1-6
É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,1-6:
Naquele tempo:
1 Jesus entrou de novo na sinagoga.
Havia ali um homem com a mão seca.
2 Alguns o observavam
para ver se haveria de curar em dia de sábado,
para poderem acusá-lo.
3 Jesus disse ao homem da mão seca:
‘Levanta-te e fica aqui no meio!’
4 E perguntou-lhes:
‘É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?
Salvar uma vida ou deixá-la morrer?’
Mas eles nada disseram.
5 Jesus, então, olhou ao seu redor,
cheio de ira e tristeza,
porque eram duros de coração;
e disse ao homem:
‘Estende a mão.’
Ele a estendeu e a mão ficou curada.
6 Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes,
imediatamente tramaram, contra Jesus,
a maneira como haveriam de matá-lo.
Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Melitão de Sardes (?-c. 195)
bispo
Homilia pascal, 71-73
«Olhando-os […] entristecido com a dureza dos seus corações»
Ele é o cordeiro sem voz, o cordeiro degolado, Ele que nasceu de Maria, a graciosa ovelhinha. Ele é Aquele que foi tirado de seu rebanho para ser levado à morte, que foi morto ao cair da noite, que foi de noite amortalhado […], para ressuscitar de entre os mortos e para ressuscitar cada homem do fundo do seu túmulo. Foi portanto levado à morte. E levado à morte onde? No coração de Jerusalém. Porquê? Porque tinha curado os coxos, purificado os leprosos, dado a ver a luz aos cegos e ressuscitado os mortos (Lc 7,22).
Foi por isso que Ele sofreu. Está escrito na Lei e nos profetas: «Os que pagam o bem com o mal perseguem-me, porque procuro fazer o bem. E eu, como manso cordeiro conduzido ao matadouro, ignorei as maquinações contra mim» (Sl 37,21; cf Jer 11,19). Porque cometeste este crime inominável? Desonraste Aquele que te tinha honrado, humilhaste Aquele que te tinha exaltado, renegaste Aquele que te tinha reconhecido, rejeitaste
Aquele que te tinha chamado, mataste Aquele que te vivificava […]. Era preciso que Ele sofresse, mas não por tua intervenção. Era preciso que Ele fosse humilhado, mas sem que fosses tu a fazê-lo. Era preciso que Ele fosse julgado, mas não por ti. Era preciso que Ele fosse crucificado, mas não por tuas mãos. Eis as palavras que deverias ter gritado a Deus: «Senhor, se é preciso que teu Filho sofra, se é essa a tua vontade, que Ele sofra, mas não por minha intervenção».
Intenção de oração pela evangelização – Promoção da paz no mundo
Rezemos para que os cristãos, os que seguem outras religiões e as pessoas de boa vontade promovam a paz e a justiça no mundo.