Dentre os mais de 70 participantes da 42ª Assembléia Regional de Pastoral do Regional Sul IV da CNBB, correspondendo às 10 dioceses do Estado de Santa Catarina, ocorrida de 24 a 26 de setembro, encontravam-se 6 representantes da Diocese de Blumenau, com Dom José Negri à frente. Lá estavam, mais Pe. Celio, Pe. Raul, Pe. Bandoch, Pe. Almir e Diác. João Ernesto.
A assembléia tinha como característica o estudo, a análise, as perspectivas da Igreja, hoje. Pe. Vitor Feller, professor do ITESC – Instituto Teológico de Santa Catarina, com muita competência, assessorou todo o encontro.
Diante das reflexões e avaliações, muitas vezes, evidenciava-se quanto ainda precisamos caminhar, como Igreja Regional, Nacional ou mesmo em todo o mundo, para chegarmos ao rosto que Jesus deseja, hoje, para sua Esposa.
Dom José Negri contribuiu com sugestões precisas e fundamentais. Umas das suas intervenções marcou as perspectivas do agir eficaz diante do ver (realidade) e do julgar (iluminação bíblica) das nossas pastorais e movimentos.
Evocando a passagem do Evangelho, na qual Jesus repreende Marta por suas muitas preocupações, o Bispo Diocesano de Blumenau, acentuou a “única coisa necessária”: “ouvir a Palavra do Senhor”, atitude, esta, que mereceu a Maria, sua irmã, o elogio do Mestre. Apontava, então, Dom Negri a oração freqüente, diária, verdadeira, como esta “única” coisa necessária para capacitar o discípulo, a discípula, a desempenhar, na comunidade, na Igreja, a sua missão, seja ela qual for.