Ouvi-o pronunciar o vosso próprio nome: o chamamento de Jesus – Santa Teresa de Calcutá (1910-1997) fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade Carta do 25/3/1993 a toda a comunidade, chamado Testamento Espiritual

Dia 14 d janeiro de 2019 – Segunda-feira da 1ª semana do eTempo Comum – Cor Litúrgica: Verde

 

Primeira Leitura (Hb 1,1-6)
Início da Carta aos Hebreus:
1 Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas;
2 nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo.
3 Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas.
4 Ele foi posto tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles.
5 De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei?” Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um Filho?”
6 Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!”
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus!

 

Salmo Responsorial (Sl 96)
Refrão: Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!
— Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito. R.
— E assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. Aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses! R.
— Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses. R.

 

Evangelho (Mc 1,14-20)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos:
— Glória a vós, Senhor.
14 Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo:
15 “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!”
16 E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
17 Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”.
18 E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus.
19 Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes;
20 e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

 

Comentário do dia
Santa Teresa de Calcutá (1910-1997)
fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Carta do 25/3/1993 a toda a comunidade, chamado Testamento Espiritual

Ouvi-o pronunciar o vosso próprio nome: o chamamento de Jesus

 

Nossa Senhora foi, com São João, e certamente com Maria Madalena, a primeira pessoa a ouvir o brado de Jesus: «Tenho sede!» (Jo 19,28). Ela conheceu a intensidade e a profundidade deste desejo ardente de Jesus por vós e pelos pobres. E nós, conhecemo-lo? Sentimo-lo como ela? […] Nossa Senhora pediu-me, e agora sou eu que, em seu nome, vo-lo peço, que vos suplico: «Ouvi a sede de Jesus». Que ela seja para cada uma de vós uma palavra de vida.

Como vos aproximareis da sede de Jesus? O segredo é um só: quanto mais vos aproximardes de Jesus, melhor conhecereis a sua sede. «Arrependei-vos e acreditai no evangelho», disse-nos Jesus (Mc 1,15). E de que temos de nos arrepender? Da nossa indiferença, da nossa dureza de coração.

E em que temos de acreditar? Que Jesus tem sede do vosso coração e dos pobres. Ele, que conhece a vossa fraqueza, apenas deseja o vosso amor; quer apenas que Lhe deis a oportunidade de vos amar. […] Ouvi-O. Ouvi-O pronunciar o vosso nome. E assim fareis com que a minha alegria, e a vossa, sejam completas (1Jo 1,4).

Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de janeiro rezemos na seguinte intenção:
Os jovens na escola de Maria
Pelos jovens, especialmente os da América Latina, para que, seguindo o exemplo de Maria, respondam ao chamado do Senhor para comunicar ao mundo a alegria do Evangelho.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.