19ª Assembleia Diocesana

Mais de 200 pessoas participaram do encontro para planejar as diretrizes evangelizadoras para 2019

Formação de leigos e leigas e fortalecer a Leitura Orante em todos os espaços pastorais da Diocese de Blumenau foram os desafios lançados na última Assembleia Diocesana, realizada em 2017. Durante todo este ano a Diocese trabalhou para alcançar os objetivos propostos.

A avaliação dos trabalhos foi realizada no dia 29 de setembro, durante a 19ª Assembleia Diocesana na Paróquia São Francisco de Assis, em Blumenau. Mais de 100 pessoas participaram do encontro que reuniu o Bispo Dom Rafael Biernaski, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e consagrados, leigos e leigas.

O Diácono Edson De Bortoli, da Diocese de Caçador, proferiu uma palestra que destacou a importância de evangelizar nas pequenas comunidades. Para o diácono, o ideal é setorizar as comunidades da Diocese e formar pequenos grupos para evangelizar.

“Quando você adota este tipo de procedimento e vive esta transformação o resultado é mais eficaz. Isto porque quando você evangeliza para uma grande massa o processo é realizado sem o envolvimento e a realidade de cada comunidade. Nas pequenas comunidades conseguimos falar a linguagem deles dentro da realidade vivida no dia a dia dos cristãos”, explica.

Pequenas comunidades promovem relações mais próximas e acolhedoras, além disso, possibilitam um engajamento mais fecundo na pastoral e no meio em que vivem. Com estas reflexões a Assembleia se dividiu em 10 grupos para decidir quais as urgências pastorais deveriam ser elencadas para 2019.

Após os trabalhos, a Assembleia definiu e o Bispo Diocesano aprovou como urgência para o próximo ano dar continuidade a reflexão e vivência da Palavra de Deus, na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã e o caminho das Pequenas Comunidades a partir da Leitura Orante da Palavra. Dom Rafael encerrou o encontro com palavras de encorajamento e confiança para os participantes.

[dt_quote type=”pullquote” layout=”right” font_size=”big” animation=”none” size=”2″]“Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo!”[/dt_quote]

Em novembro deste ano encerra-se o Ano do Laicato, instituído pela CNBB há 12 meses. O período foi de inspiração para os leigos assumirem toda a força do Batismo. Sob a luz do tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, o Ano do Laicato na Diocese de Blumenau foi marcado pela fé e trabalho de homens e mulheres, batizados, mas não ordenados, a maior parte da Igreja, no anúncio do Evangelho.

O Bispo Dom Rafael Biernaski realizou inúmeras missas de envio de missionários e abençoou em diversos momentos os leigos que ajudam a tornar a Diocese de Blumenau uma “Igreja em saída”.

A perseverança e a força desses leigos também foram demonstradas durante a 19ª Assembleia Diocesana. Seus trabalhos apresentados para os representantes da Igreja que lá estavam, assim como, suas vozes foram ouvidas quando o bispo aprovou as urgências para 2019.

Este grupo reúne-se frequentemente para estudar, rezar e conviver; além de representar a diocese em encontros estaduais. Cada comarca pastoral é acompanhada por um membro do grupo diocesano e realiza ações que tem em vista um mais intenso protagonismo leigo na Igreja, nas comunidades, Pastorais e Movimentos Eclesiais.

Dentro das possibilidades de cada um de nós, que o Ano do Laicato continue marcado nos corações e no trabalho desses leigos especiais. Essa beleza de fé, cultivada em nossa realidade e condição de vida, ajudará a Igreja a caminhar e alcançar os objetivos propostos na assembleia, tornando, assim, mais vivas nossas comunidades cristãs/católicas.

“Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês” (2Cor 13, 11)

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.