Dom Rafael Biernaski
Bispo de Blumenau(SC)
A 19ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no dia 29 de setembro, na Paróquia São Francisco de Assis, em Blumenau, foi uma graça para todos nós, para celebrar, avaliar e planejar. Damos graças a Deus pelo Seu Amor por nós, que nos salva, que nos faz comunidade, que nos une num só Corpo, a Igreja, para testemunhar Suas maravilhas e anunciar a “alegria do Evangelho”.
Desde o momento inicial sentimos a comunhão e a grande graça que é a vivência do Ano do Laicato, Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade. As iniciativas de estudo nas comunidades e paróquias, a organização dos leigos e leigas nas comarcas e na Diocese, o empenho em caminhar juntos no processo de iniciação à vida cristã, buscando a formação permanente apontam para a execução do Plano Diocesano de Pastoral (2017-2019) e fortalecem a continuidade da missão evangelizadora em toda a Diocese.
A avaliação do ano de 2018, que teve a formação dos leigos e leigas como prioridade assumida na última Assembleia, colocou- -nos o desafio de continuar a fortalecer a Leitura Orante em todos os espaços pastorais e a refletir sobre a importância da comunidade como espaço privilegiado para a escuta da Palavra que conduz ao encontro com o Senhor. Foi assim que nos ajudou o Diácono Edson, da Diocese de Caçador, ao refletir sobre “Pequenas comunidades, lugares da iniciação à vida cristã”. Assim iluminados, refletimos em pequenos grupos sobre a questão: Na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã, como continuar alimentando a reflexão e vivência da Palavra de Deus em todas as instâncias de evangelização?
Após os trabalhos, à luz da Palavra de Deus rezada em At 2,42-47, sob a inspiração de São Paulo Apóstolo, foi proposto e confirmado por mim que em 2019 priorizaremos o caminho das Pequenas Comunidades a partir da Leitura Orante da Palavra. Esta inspiração, que toca a todos nós, será o lema de nossa Igreja em “estado permanente de missão”. Todos os Santos nos ajudem na comunhão e na fidelidade aos compromissos assumidos. Deus abençoe a todos!