Romaria no Maranhão em defesa da Terra e das Águas, dia 5 e 6 de setembro

 
Nos dias 5 e 6 de setembro, acontece no estado do Maranhão, a X Romaria da Terra e das Águas. O evento será sediado na diocese de Coroatá, com o tema “Terra e Águas: um clamor de justiça” e lema “Lutar contra a morte da Terra e das Águas é defender a Vida” (cf. Dt 30, 15-20). 

A Romaria pretende dar visibilidade aos sofrimentos, às resistências e às lutas dos indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e lavradores, por meio de testemunhos das mulheres e homens do campo e da floresta, além de fortalecer a organização dos movimentos sociais de luta pela Reforma Agrária e por políticas públicas que respondam às necessidades de direitos das nações indígenas e dos camponeses.

Segundo os organizadores, as motivações do evento são “provocados pelo gemido da terra e das águas do Cerrado e da Amazônia Maranhense, o grito das nações indígenas e o clamor das famílias camponesas, expulsas e despejadas pelo latifúndio e pelo Estado; cerceadas pelo deserto verde da soja, do eucalipto e da cana; obrigadas a cair na malha do trabalho assalariado super explorado; escravizadas nas fazendas e nas carvoarias”.

De acordo com a Pastoral da Terra, uma das metas da Romaria, é “reafirmar o compromisso com a luta pela permanência e convivência na terra, buscando reconstruir a relação fraterna com a natureza, por meio da agroecologia e da busca de fontes alternativas de energia”.

A organização do evento explica ainda, que a Romaria objetiva também responsabilizar quem atenta contra a vida e a natureza. “Queremos responsabilizar as grandes empresas do agronegócio, da mineração, da siderurgia e das hidroelétricas, pelos atentados à vida dos biomas e dos povos do Maranhão, perpetrados em nome do lucro e de uma concepção tragicamente equivocada do desenvolvimento; responsabilizar os poderes do Estado (Executivo; Legislativo; Judiciário) pela subserviência à hegemonia do grande capital, em detrimento do serviço à justiça e ao bem comum”, completa.  

 Carta-convite

O bispo da diocese de Coroatá, dom Reinaldo Pünder, escreveu uma carta-convite para a população do Maranhão. Com o tema “Terra e Águas: Um clamor de justiça”, o bispo afirma que terá a alegria de receber em sua diocese todos aqueles que desejam participar da Romaria No texto, ele lembra ainda que a diocese de Coroatá recebeu a 1ª Romaria da Terra e das Águas do maranhão, na cidade de Vargem Grande e explica também os motivos para escolha da diocese para acolher a 10ª edição do evento. “Um dos motivos dessa escolha é o triste e preocupante fato de, especialmente, também a nossa diocese ter voltado a ser palco de um número nunca mais visto de conflitos de terra, esta diocese que nos seus trinta anos de existência perdeu por morte violenta 27 (vinte e sete) dos seus membros como mártires desses conflitos”.
 
 Fonte: Site CNBB, 27/08/2009

 

Dom Xavier Gilles escreve carta sobre estado de saúde de dom Reinaldo Pünder

O presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) e bispo de Viana, dom Xavier Gilles, escreveu carta na qual ele explica o estado de saúde do bispo da diocese de Coroatá (MA), dom Reinaldo Pünder.

De acordo com dom Xavier, o bispo de Coroatá está com um câncer no pâncreas que se expandiu e não pode ser operado. Dom Reinaldo está em casa com a família, na Alemanha.

O câncer foi descoberto às vésperas da 10ª Romaria da Terra e das Águas do Maranhão, que, segundo o presidente do Regional, “ele (dom Reinaldo) quis, que ele acolheu, que ele preparou […]”.

Dom Xavier afirma ainda, em sua carta, que dom Reinaldo não poderá participar, mas o mesmo estará presente “pela oração, pelo pensamento e com a oferta do seu sofrimento, presidindo a Romaria”.
 
 

Site CNBB, 03/09/2009

 

 
 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.