A santificação dos papas João Paulo II e João XXIII está marcada para o dia 27
No primeiro domingo depois da Páscoa, dia 27 de abril, a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia, instituída pelo Papa João Paulo II, seguindo o pedido que Jesus fez a Santa Faustina Kowalska, polonesa, cujo processo de beatificação foi conduzido pelo mesmo Papa. A data reserva um momento especial para a Igreja, quando a cidade de Roma deve receber cerca de cinco milhões de peregrinos para canonização dos papas João Paulo II e de João XXIII.
Francisco reconheceu, oficialmente, um segundo milagre de João Paulo II em julho, depois de ter recebido o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos, o que permitiu avançar com a canonização do beato polonês.
O Papa Francisco, também, aprovou a canonização de João XXIII, falecido há 50 anos, após ter recebido o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos, dispensando o reconhecimento de um novo milagre. João XXIII foi declarado beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de setembro de 2000.
João Paulo II foi proclamado beato por Bento XVI no dia 1º de maio de 2011, na Praça de São Pedro.
A penúltima etapa para a declaração da santidade, na Igreja Católica, concluiu uma primeira fase de trabalhos, iniciada em maio de 2005, incluindo o processo relativo à cura da freira francesa Marie Simon-Pierre, que o Vaticano considerou um milagre, depois do repentino desaparecimento da doença de Parkinson na religiosa.
A canonização, ato reservado ao Papa, é a confirmação, por parte da Igreja, de que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade. A véspera do dia da santificação também marca a data em que o Papa polonês faleceu, em 2005.
Fonte: Jornal da Diocese