5º Passo da Sobiredade CONFESSAR: Senhor, não quero Te oferecer apenas os meus lamentos.

Palavra: Ef 5, 1-14:

1. “Sejam imitadores de Deus, como filhos queridos
2. Vivam no amor, assim como Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós, como oferta e vítima como perfume agradável.
3. Fornicação, impureza e avareza não sejam nem assunto de conversa entre vocês, pois isso não convém a cristão.
4. O mesmo se diga a respeito de piadas indecentes, picantes ou maliciosas. São coisas inconvenientes. Em vez disso, dêem graças a Deus.
5. Estejam certos de uma coisa: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta – pois a avareza é uma idolatria – jamais terá herança no Reino de Cristo e de Deus.
6. Ninguém engane vocês com argumentos vazios, porque essas coisas atraem a ira de Deus sobre os desobedientes.
7. Não sejam cúmplice deles!
8. Outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Por isso comportem-se como filhos da luz.
9. O fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade.
10. Saibam discernir o que é agradável ao Senhor.
11. Não participem das obras estéreis das trevas: pelo contrário, denunciem tais obras.
12. Dá até vergonha dizer o que eles fazem às escondidas.
13. Porém, tudo o que é denunciado, torna-se manifesto pela luz,
14. pois tudo o que se torna manifesto é luz. É por isso que se diz: ‘Desperte você que está dormindo. Levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará. ’”

A vida nova compreende a renovação de todas as atitudes do homem. Fazer a opção pela sobriedade significa deixar pra traz o homem que se era, ou pelo menos não querer ser mais este mesmo homem. Somos muito apegados a nós mesmos, e abandonar os nossos vícios e pequenez é algo muito difícil porque estamos presos às nossas misérias. Queremos sempre as coisas mais fáceis, e nos tornamos muito cômodos diante das dificuldades. Ainda mais se nos apresentam atalhos, caminhos rápidos para se ter um prazer, nem que seja pra esquecer um pouco o desgaste dos enfrentamentos. As pequenas coisas ditas e feitas vão nos afastando da graça de Deus e das pessoas. Aos poucos, nossos caminhos se tornam tortuosos e obscuros. Nossas falhas vão nos envergando, nos tornando pesados e com os olhos perdidos no vazio da nossa individualidade.

A Palavra de Deus nos convida a erguer a cabeça e trilhar um Novo Caminho, cheio de esperança e de perspectivas diferentes daquelas que conhecíamos até então. É um Caminho árduo, mas que conforta; é um Caminho de luta, que nos faz vitorioso, um Caminho de reconstituição do nosso interior e da nossa espiritualidade. Entender a definição de Luz requer compreender que há um livre arbítrio e que este nos é dado por Deus para que possamos dizer não a tudo aquilo que nos leva a morte, seja do corpo ou do espírito. O Caminho negado pode nos levar à escuridão. Abandonar-se à sorte das ofertas mal refletidas, dos riscos e das vantagens podem nos deixar numa encruzilhada sem solução, perdidos e distantes daquilo que realmente queremos.

As palavras ditas ou atos feitos hoje terão consequências em nosso amanhã. Também repercutirá sobre aqueles que estão à nossa volta. Portanto, decidir entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, entre a vida e a morte é uma questão de livre arbítrio. Todavia, uma vez fazendo a escolha ou se deixando levar por ela, a consequência será a mesma. Sabemos as atitudes e pensamentos que comportam o bem, assim como temos consciência das ações do mal. É necessário que acolhamos e que assumamos as nossas direções, e mesmo que os obstáculos se apresentem estaremos convictos e desejosos da Caminhada de Vida Nova que queremos trilhar.

Aquele que não toma a decisão vive em um tormento constante, agonizando pela sua fraqueza e a nada consegue se apegar para aliviar a sua dor. Deus nos aponta a direção do amor, da compaixão, da caridade, da humildade, do desapego, da benevolência, da coerência, da justiça e da verdade. Saibamos optar por aquilo que nos aproxima de Deus e renunciemos às obras más. Comportemo-nos como filhos da Luz para ter como herança a vida eterna.

Ouça também o Programa de Rádio “Sobriedade em Cristo” que vai ao ar pela Rádio Arca da Aliança – AM 1260 (todas as segundas-feiras, as 12:30h)
http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Arca-da-Alianca-1260-AM/18403

Acesse o nosso face – Sobriedade Blumenau
https://www.facebook.com/sobriedade.sobriedade

 
Malena Andrade e Silva – Psicóloga assessora da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Blumenau

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.