Ano Sacerdotal se dirige também aos sacerdotes que abandonaram ministério

Assegura o cardeal Tarcisio Bertone

O Ano Sacerdotal é uma iniciativa com a qual Bento XVI quer que a Igreja volte a entrar em contato também com sacerdotes que abandonaram o ministério. Assim confirma o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, em uma entrevista publicada esta semana, 20 a 28 de agosto, pela edição italiana de L’Osservatore Romano, na qual o prelado revela inclusive como surgiu a idéia de convocar esta iniciativa.

“Lembro que, após o sínodo sobre a Palavra de Deus, na mesa do Papa havia uma proposta, já apresentada antes, de convocar o ano da oração, que em si estava bem unida à reflexão sobre a Palavra de Deus”, comenta.

No entanto, “os 150 anos da morte do Cura de Ars e a emergência dos problemas que afetaram tantos sacerdotes levaram Bento XVI a promulgar o Ano Sacerdotal”, revela.

Com esta iniciativa, afirma seu colaborador mais próximo, o Papa quer mostrar “uma atenção especial aos sacerdotes, às vocações sacerdotais” e promover “em todo o povo de Deus um movimento de crescente afeto e proximidade dos ministros ordenados”.

“O Ano Sacerdotal está suscitando um grande entusiasmo em todas as igrejas locais e um movimento extraordinário de oração, de fraternidade para com os sacerdotes e entre eles mesmos, além de promover a pastoral vocacional.”

“Além disso, está se robustecendo o tecido do diálogo, às vezes difícil, entre bispos e sacerdotes, e está crescendo uma especial atenção a favor de sacerdotes que foram reduzidos a uma condição marginal na ação pastoral.”

O cardeal Bertone afirma que este ano procura também “uma retomada de contato, de ajuda fraterna e, se possível, de voltar a unir-se com os sacerdotes que, por diferentes motivos, abandonaram o exercício do ministério”.

“Os santos sacerdotes que povoaram a história da Igreja não deixarão de proteger e de apoiar o caminho de renovação proposto por Bento XVI”, conclui.

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.