«Todos os profetas e a Lei anunciaram isto até João» – Santo Hilário (c. 315-367), bispo de Poitiers, doutor da Igreja

Veja a Palavra de vida de dezembro: “O Senhor vos faça crescer abundantemente no amor de uns para com os outros e para com todos” (1Ts 3,12)  É de boa ajuda o comentário, no link: http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=6506&cod_002=5
Dia 12 de dezembro de 2013 – Quinta-feira da 2a semana do Advento

Na Diocese de Blumenau, Triênio Missionário – Ano da Missão com as Lideranças

Evangelho segundo S. Mateus 11,11-15:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele.
Desde o tempo de João Batista até agora, o Reino do Céu tem sido objeto de violência e os violentos apoderam se dele à força.
Porque todos os Profetas e a Lei anunciaram isto até João.
E, quer acrediteis ou não, ele é o Elias que estava para vir.
Quem tem ouvidos, oiça!»

Comentário do dia
 Santo Hilário (c. 315-367), bispo de Poitiers, doutor da Igreja
Tratado dos mistérios; SC 19

«Todos os profetas e a Lei anunciaram isto até João»

Tal como o proprietário do Evangelho de São Lucas se desloca por três vezes à figueira estéril (Lc 13,6), assim a Santa Madre Igreja marca todos os anos a vinda do Senhor por um período distinto de três semanas. «O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido» (Lc 19,10). Ele veio antes da Lei, porque deu a conhecer pela razão natural o que todos devem fazer ou seguir (Rm 1,20). Veio sob a Lei porque confirmou os decretos da Lei aos descendentes de Abraão pelos exemplos dos patriarcas e pela voz dos profetas. Veio uma terceira vez, depois da Lei, pela graça, para chamar os gentios, de modo que do Oriente ao Ocidente os filhos aprendam a louvar o nome do Senhor (Sl 112,3) – esses filhos que, até o fim do mundo, Ele não cessa de chamar ao louvor da sua glória. […]

Com efeito, tudo o que está contido nos livros sagrados anuncia pelas palavras, revela pelos fatos e estabelece pelos exemplos a vinda de Jesus Cristo nosso Senhor. […] Por prefigurações verdadeiras e manifestas, pelo sono de Adão, o dilúvio de Noé, a justificação de Abraão, o nascimento de Isaac, a servidão de Jacó, nestes patriarcas é Ele que gera, lava, santifica, escolhe e redime a Igreja. Numa palavra, o conjunto das profecias, essa revelação gradual do plano secreto de Deus, foi-nos dado para conhecermos a sua futura encarnação. […] Cada personagem, cada época, cada fato projeta como que num espelho a imagem da sua vinda, da sua pregação, da sua Paixão, da sua ressurreição e da nossa reunião na Igreja. […] A começar por Adão, ponto de partida do nosso conhecimento do gênero humano, encontramos anunciado desde a origem do mundo aquilo que recebe no Senhor a sua realização completa.

Com  o Papa e toda a Igreja, neste mês, rezemos nas seguintes intenções:

Geral: Para que as crianças vítimas do abandono e de toda forma de violência possam encontrar o amor e o amparo que necessitam.
Missionária: Para que os cristãos, iluminados pela luz do Verbo encarnado, preparem a humanidade para o advento do Salvador.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.