10º Passo da Sobriedade: SERVIR Temos a difícil tarefa de evangelizar a nossa própria família.

Leitura da Palavra: Lc 4, 38-39:

“38. Jesus saiu da sinagoga, e foi para a casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela.
39. Inclinando-se para ela, Jesus ameaçou a febre e esta deixou a mulher. Então, no mesmo instante, ela se levantou e começou a servi-los. “

Jesus liberta a humanidade para servir às necessidades de quem realmente precisa. Assim como libertou a sogra de Pedro, que curada, procura com dedicação retomar suas atividades imediatamente para retribuir a cura de seus males.

Quando Marcos relata que Jesus está na sinagoga, está se referindo ao centro da religião judaica. E depois relata que Jesus, com seus seguidores entra na casa de Pedro, isto é, na vida familiar. O seu propósito de evangelização alcança todos os espaços, atende todas as urgências, acolhe todas as misérias, preenche todos os vazios, supre todas as deficiências, restaura todas as enfermidades e dá-nos condições de resolver todos os problemas.

É o Reino que entra concretamente na vida dos homens quando Jesus entra na casa de Pedro e na vida de sua sogra. Ele acolhe do menor ao maior. Acolhe aquele que O deseja, que O aceita, que acredita na mudança que Ele pode realizar.

A sogra de Pedro, com febre, está impossibilitada de servir, não podendo exercer suas funções do cotidiano, como cuidar da casa, servir aos hóspedes e servir a Jesus. Jesus se aproxima e faz algo concreto: “toma-a pela mão e a faz levantar-se”. Isto significa a restauração da saúde e da vida. Suscita na comunidade eclesial a cura das impossibilidades dos homens em realizarem um serviço concreto na Igreja.
Em muitas situações encontramo-nos atados às atribulações, sem enxergar alternativas, tão envolvidos estamos em nossas dores. Em casos mais complicados não conseguimos nos desvencilhar porque não conhecemos outra forma de conceber a vida. Mas Jesus nos oferece outras perspectivas, de caminhar a Seu lado e conhecer que é possível fazer novas opções.

Este texto define a ação de Jesus na Igreja que provoca conversão. E provoca a missão de segui-Lo concretamente. Ele nos estende a mão onde quer que estejamos, basta que permitamos, e Ele removerá nossas angústias e aflições.

Quantas vezes clamamos e pedimos que Jesus venha até nós e nos cure, fazendo mil promessas para obter a graça. Será que depois que recebemos a cura, cumprimos nossa palavra? Lembramo-nos de retribuir? Quando somos curados, somos curados para servir, para dar exemplo que é possível sermos resgatados. E o mais importante: não servir de qualquer forma ou a quem escolhemos, pois os batizados, aqueles que verdadeiramente se entregam como servos de Jesus não escolhem, mas atende às Suas Palavras, indo ao encontro dos excluídos. Se não servimos a Jesus nos irmãos, não servimos para mais nada.

* Ouça também o Programa de Rádio “Sobriedade em Cristo” que vai ao ar pela Rádio Arca da Aliança – AM 1260 (todas as segundas-feiras, as 12:30h)
http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Arca-da-Alianca-1260-AM/18403

 Malena Andrade – Psicóloga assessora da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Blumenau

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.