Como responsável pelo setor de comunicações da nossa Diocese de Blumenau, sinto-me feliz por ver o nosso novo site disponível aos amigos e irmãos internautas. Trata-se de um significativo passo no constante e progressivo dinamismo evangelizador que Deus confia, primeiro ao nosso Bispo Diocesano Dom José Negri. Com ele, porém, todos os batizados e batizadas somos responsáveis por esta tarefa, especialmente os diocesanos e diocesanos de Blumenau. Nesse empenho, não há dúvida, os meios de comunicação assumem fundamental importância. Ainda mais, nos seus últimos e cada vez surpreendentes desenvolvimentos.
A Igreja tem por missão continuar a obra salvadora e libertadora de Jesus. Esses dois adjetivos parecem muito próximos, mas analisados com mais atenção, percebemos que apontam para dois aspectos distintos da mensagem do Evangelho. “Salvadora” apresenta-se a obra de Jesus na sua perspectiva mais vertical. Nela, a encarnação, paixão, morte e ressurreição do Senhor veio abrir a todos os homens e mulheres as portas do Paraíso, fechadas pelo pecado de Adão e Eva. Pela cruz, o Filho de Deus, resgatou-nos da escravidão do Demônio e nos devolveu à liberdade de filhas e filhos de Deus.
A dimensão “libertadora” aponta para ao combate que o próprio Jesus inaugurou. Não com as armas da morte, mas com as armas da fé, da justiça, do amor. A Conferência dos Bispos latino-americanos e caribenhos, em Puebla, no ano de 1980, denunciou “estruturas de pecado” que impedem a realização do Reino de Deus. Evidentemente, estes mecanismos de egoísmo e exploração partem de dentro da pessoa humana e o referido “combate” deve partir de dentro dela, tendo por “Caminho” Jesus Cristo e sua Palavra.
O site que, aqui, remodelado, propõe-se evangelizar libertando e salvando em extensão e profundidade. É a Diocese de Blumenau, suas comunidades, paróquias, movimentos, lideranças, povo de Deus, enfim, presente no campo mais atual da técnica da comunicação.
Pe. Raul Kestring – Coordenador da PASCOM da Diocese de Blumenau
Blumenau, 03 de agosto de 2009