Papa Francisco abençoa imagem de Nossa Senhora Desatadora dos nós apresentada por Dom José Negri

No encontro dos bispos com o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, nosso Bispo Dom José apresentou-lhe uma bonita imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Com viva alegria, o Papa abençoou a imagem da Mãe de Jesus e nossa.

A veneração dos cristãos/católicos para com a Mãe de Jesus vem dos primeiros tempos da Igreja. Na verdade,é uma devoção que surgiu em 1700, na cidade de Ausburgo, na Alemanha. Um pintor desconhecido pintou a Virgem Maria inspirado na meditação feita por São Irineu, bispo de Lyon e mártir no ano 202, que, à luz do paralelismo escrito por São Paulo sobre Adão-Cristo, criou o de Eva-Maria, dizendo: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; ao contrário, Maria, por sua obediência, o desatou!”

Trata-se, portanto de um dos inúmeros e belos títulos, com os quais honramos, veneramos e invocamos nossa Mãe do Céu. E como tal, nada impede que recorramos à "Desatadora dos Nós". Pelo contrário, com a aprovação da Igreja, rezamos assim: "nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência,e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado". Esta afirmação consta da oração "Lembrai-vos, ó piíssima virgem Maria", como se pode ver abaixo, em sua versão completa.

Sem menosprezar outros queridos e tradicionais títulos de Maria, é promissor ver que na nossa Diocese de Blumenau, diversas paróquias aderem a Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Com certeza, quanto mais amamos Maria, mais ela  nos leva a amar seu Divino Filho e a Igreja que ele fundou.

Ainda mais, agora, com uma imagem abençoada pelo Sucessor de Pedro, que nossos Nós, especialmente aqueles causados pela falta de amor a Deus e ao próximo, com a celeste ajuda da Mãe e Rainha, desatem-se e enfim, reine em nossas famílias, comunidades, na sociedade, a paz, a justiça e o verdadeiro amor.

(Texto: Pe. Raul Kestring)

 

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria,
que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção,
implorado a vossa assistência,
e reclamado o vosso socorro,
fosse por Vós desamparado.
Animado eu, pois, com igual confiança,
a Vós, ó Virgem entre todas singular,
como à Mãe recorro, de Vós me valho e,
gemendo sob o peso dos meus pecados,
me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas,
ó Mãe do Verbo de Deus humanado,
mas dignai-Vos de as ouvir propícia,
e de me alcançar o que vos rogo.
Assim seja.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.