No dia 20 de agosto de 2013, às 19h30, no salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Rio dos Cedros, a Câmara Municipal da mesma cidade realizou solene sessão em homenagem ao centenário da Paróquia que abrange o citado município. Além dos vereadores, muitas outras autoridades fizeram-se presentes ou representar-se nessa ocasião. Entre elas estavam representantes da Ordem Franciscana e da Congregação Salesiana, cujos padres atenderam pastoralmente Rio dos Cedros. O Administrador Paroquial de Rio dos Cedros, Pe. José Vidalvino Fontanella foi convidado a fazer uso da palavra. Dom José envio Pe. Roberto Carlos Cattoni, ex-pároco, como seu representante na sessão solene e, através dele, dirigiu a todos os presentes a seguinte mensagem:
"Exma. Sra. Vereadora Anilda Busarello Moser
Digníssima Presidente da Câmara de Vereadores de Rio dos Cedros
Demais Vereadores e autoridades
Comunidade Riocedrense,
Na pessoa da Sra. Presidente do Legislativo Municipal de Rio dos Cedros, Sra. Anilda Busarello Moser, saúdo todos os integrantes deste corpo governamental, como também as demais autoridades constituída presentes, dos poderes judiciário e executivo da mesma cidade. E não poderia deixar de trazer minha afetuosa saudação a toda a comunidade riocedrense, reunida nessa memorável ocasião, em que, através desta sessão solene, celebra-se o centenário da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Rio dos Cedros.
Devido a compromissos inadiáveis que o meu encargo de bispo diocesano de Blumenau me impõe, não posso me fazer presente, como gostaria imensamente, neste momento histórico e solene que vive Rio dos Cedros. Através do Pe. Roberto Cattoni, já pároco do Rio dos Cedros, porém, estou convosco, com uma cordial mensagem. Agradeço, desde já, a compreensão de todos.
Sra. Presidente, confesso-lhe minha profunda alegria por esta grande solenidade, o centenário que temos a oportunidade de vivenciarmos juntos. Qual o pastor, ou seja, qual o bispo, que, em momentos como este, não sente vibrar seu coração? Concentra-se aqui e agora simbolicamente cem anos de perseverante e progressiva caminhada de fé de uma parte do seu rebanho. Verdadeira plêiade de fiéis, missionários, sacerdotes, religiosos, religiosas, entre os quais bispos, desfilam à memória, indo e vindo por estas famílias e comunidades riocedrenses, construindo paz, esperança, desenvolvimento, felicidade, conforto diante das tribulações – pois estas são igualmente inevitáveis na vida de qualquer ser humano. Com a própria Padroeira de Rio dos Cedros, nossa Mãe e Rainha, e com a voz de milhares de fiéis, sobretudo católicos, hoje, parafraseando o evangelista Lucas, cantamos: “O Senhor fez em nós maravilhas. Santo é seu nome” (Cf Lc 1,46)!
Desses cem anos de história da Paróquia de Rio dos Cedros, dentre tantos fatos que mereceriam destaque, não posso deixar ressaltar a estreita colaboração das autoridades constituídas com a Igreja, com os padres que por aqui passaram e lideranças pastorais. Todos sabemos das inalienáveis diferenças entre o poder religioso e o poder civil. Por outro lado, são evidentes as intersecções entre os dois serviços, assim dizemos melhor, em relação ao povo. E então, em muitos aspectos, partilha-se a preocupação com as necessidades individuais e comunitárias da nossa gente, principalmente dos concidadãos mais vulneráveis. O amparo a estes qualifica não só um serviço civil, mas também um serviço pastoral, religioso. Neste sentido, meu profundo desejo como bispo, é de que o relacionamentos respeitoso e solidário entre a Paróquia, diria também a Diocese, e o Município continuem, ou melhor, se estreitem ainda mais a partir do centenário naqueles objetivos que nos são comuns, como a assistência social, o patrimônio artístico-religioso, a segurança, a educação, o bem-estar de todos e todas, enfim."
Termino, dirigindo-me às ilustres autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes a este memorável evento. Renovo meu respeitoso reconhecimento e certifico-lhes da minhas orações para que a luz de Deus os acompanhe. E a toda a amada gente de Rio dos Cedros, o meu abraço e a minha bênção especial nesta grata ocasião do Centenário da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Rio dos Cedros.
Blumenau, 20 de agosto de 2013
Dom José Negri
Bispo Diocesano de Blumenau
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Algumas fotos da sessão solene em hmenagem ao Centenário da Paróquia Imaculada Conceição de Rio dos Cedros, promovida pela Câmara de Vereadores da cidade – (extraídas do site da Prefeitura Muncipal de Rio dos Cedros):