Brasília (RV) – A sede da CNBB, em Brasília, sedia a reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), em que os bispos debatem o trabalho ordinário de discussão e acompanhamento da pastoral no Brasil.
Não participam do encontro cinco presidentes de comissões episcopais pastorais e o presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, que se encontra no Panamá para participar de uma reunião do CELAM.
No início do encontro, na manhã desta terça-feira, o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner (foto), informou que recebeu a visita de Tarasios, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul, que veio comunicar a visita pastoral de Bartolomeu I à Argentina, ao Peru e ao Brasil, em novembro de 2014.
Serão realizados encontros com os bispos locais, e ele também deseja um encontro com a CNBB. O Presidente da Comissão para o Ecumenismo, Dom Francesco Biasin, falou que será uma oportunidade única de estreitar os laços com a Igreja de Constantinopla e mostrou a necessidade de se aprofundar o diálogo com esta comunidade cristã.
Ainda na parte da manhã, os bispos voltaram aos encaminhamentos de estudos e aprofundamentos a respeito do tema central da última Assembleia Geral, que foi “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.
Até quinta-feira, 16 de maio, o Consep fará ainda uma análise de Conjuntura, reflexão sobre Campanha da Fraternidade 2014 e apresentação das Comissões Episcopais.
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/05/15/ecumenismo_na_pauta_da_reunião_do_consep/bra-692291
do site da Rádio Vaticano