Cidade de Deus intitula-se o local situado no bairro Itoupava Central, região Norte da cidade de Blumenau, onde a Comunidade Católica Arca da Aliança se estabelecerá a partir do mês de setembro. Medindo pouco mais de 01 (hum) hectare de área, terá espaço para, encontros, celebrações, refeições, esportes, etc.
Conforme explica o fundador da Arca, Elias dos Santos, o surpreendente título inspira-se em Santo Agostinho, douto e santo bispo dos primeiros séculos da Igreja. Para Agostinho, a cidade dos homens, cujo ícone seria Babel, opõe-se à cidade de Deus, que têm por ícone Pentecostes. De outro lado, Pentecostes e Babel não podem ser entendidas como realidades separadas. Elas coexistem. Mais: combatem-se.
Outra imagem pode explicar este pensamento teológico, a do trigo e do joio. Convivem os dois, como as duas cidades, na terra. Importa, porém, o discernimento: discípulos e discípulas de Jesus, empenhamo-nos na perene e fatigosa tarefa de oferecer ao Senhor o trigo. Ao mesmo tempo, sabemos que o joio está também dentro de nós. Testemunhamos esta metamorfose cristã e, assim, atraímos muitos irmãos para se tornarem também trigo de Deus, como dizia Santo Inácio de Antioquia.
A cidade de Deus, em Blumenau, naquele privilegiado espaço, projeta-se para o cultivo da vivência e da convivência da fraternidade cristã, sob a luz nova de um carisma doado pelo Espírito Santo à Igreja dos nossos dias. Ali morarão, encontrar-se-ão, jovens, adultos, idosos, famílias, solteiros, adolescentes, crianças, consagrados; a diversidade do povo de Deus, enfim. Sob o manto da mãe de Jesus, invocada sob o título de Arca da Aliança, descobrirão e redescobrirão a alegria que vem do amor de Deus para todos os seus amados filhos e filhas.
A partir do mês de setembro, as turmas de crismandos e crismandas das nossas paróquias poderão realizar seus retiros no abençoado loca. Basta agendar com suficiente antecedência com os responsáveis da Arca, pelos telefones: (47) 3037-2214 e (47) 3035-2214. Os membros da Arca abrem as portas da “cidade de Deus” igualmente para outros grupos, moviimentos, associações que desejem aperfeiçoar sua vivência de fé, fraternidade e apostolado cristão/católico.
A nossa Diocese de Blumenau agradece a Deus a presença da Arca da Aliança em suas comunidades e paróquias, eficiente instrumento de evangelização, especialmente da família e da juventude.
Por Pe. Raul Kestring