Paquistaneses queimam escola por suposta blasfêmia de professora

Lahore (Rádio Vaticano, 08/11/2012) – Após o incêndio de uma escola feminina em Lahore, feito por uma multidão de extremistas no último dia 2 de novembro, Padre James Channan, teólogo dominicano, Diretor do "Centro Paz" de Lahore, muito comprometido à frente do diálogo inter-religioso, denunciou à Agência Fides Service: “É muito chocante que a Escola Feminina Farooqui, em Lahore, tenha sido completamente queimada porque uma professora foi acusada de blasfêmia. Ninguém deve fazer justiça por suas mãos” comentou.

Padre Channan continua: "a escola tinha 34 anos, foi criada por um muçulmano para educar meninas, especialmente muçulmanas. No momento estavam matriculadas aproximadamente 8.000 jovens, agora sem escola. Este tipo de violência e de vandalismo demonstra como facilmente os muçulmanos paquistaneses podem se deixar levar por atos violentos em nome da religião, em questões de blasfêmia contra o Profeta ".

Baseados em meras acusações e boatos não provados, “muitos muçulmanos paquistaneses perdem seu carácter e raciocínio, tornando-se violentos. Uma pessoa, um ente, uma escola podem ser repentinamente transformadas em cinzas”, ressalta o Diretor do “Centro Paz”.
Tudo isso, destaca, é contrário ao estado de direito: "È lamentável que alguns muçulmanos paquistaneses tomem a controversa lei da blasfêmia em suas mãos e possam destruir ou matar com impunidade tudo o que encontram em seu caminho: imputados, escolas, casas, instituições, bibliotecas, lugares de culto. Isso é indicativo de uma mentalidade doentia. Se tais incidentes ocorrem, as instituições devem intervir: a ninguém deve ser consentido fazer justiça com suas próprias mãos.”

O sacerdote pede ao governo do Paquistão "iniciar sérias investigações sobre esse ato grave de vandalismo e ilegalidade, fazer justiça ao proprietário e ao pessoal da escola e garantir que esses atos brutais não se repitam no futuro”. (MP)

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.