Encerra-se hoje em Assis o 8º Centenário de Santa Clara

Assis (Rádio Vaticano) – Hoje, na memória litúrgica de Santa Clara de Assis, encerra-se oficialmente o oitavo centenário dedicado a esta luminosa figura. Oitocentos anos atrás Clara fugia da casa de seu pai em direção à Porciúncula para consagrar-se a Deus, seguindo os passos de São Francisco.
Ontem à noite, vigília de oração no Santuário de São Damião, enquanto hoje na Basílica de Santa Maria dos Anjos, o Ministro Geral dos Frades Menores, Padre José Rodriguez Carballo preside uma solene celebração eucarística. Sobre a importância deste centenário a Rádio Vaticano ouviu a Irmã Maria Chiara Cavalli, do Mosteiro das Clarissas de Santa Inês, na cidade de Perugia:

"Recordar um centenário – oito séculos, no nosso caso – é recordar as próprias raízes, voltar à graça de nossas origens, ao fluxo do Espírito que é um Espírito eterno no qual também nós vivemos e ao qual podemos almejar".

"Oitocentos anos é uma distância de tempo significativa, e todavia Santa Clara ainda é muito atual …– “Clara de Assis é uma mulher linda; linda com a beleza de quem encontrou Deus e viveu d’Ele, abrindo assim um caminho para os outros seguirem. Olhando para ela, mesmo nestes nossos dias tão cheios de novidades, podemos encontrar o Filho de Deus através do qual nos tornamos filhos, irmãos e mães. Clara disse numa carta a uma sua co-irmã: “Você vai abrigar Aquele que os céus não podem conter”. Para abraçar a todos, Clara acolhe o Senhor Jesus, como Maria, para levar Jesus – o amor que redime e salva – a todas as pessoas. Também hoje, todo mundo está procurando um sentido para a sua existência, uma resposta à pergunta, às perguntas que de qualquer maneira, sempre nos atormentam. As circunstâncias pessoais e sociais nos interrogam; mais cedo ou mais tarde encontramos a dor. Olhando para Santa Clara, encontrando-a nos mosteiros, nas Clarissas, podemos imaginar um caminho para o céu, descobrimos aquele amor que desde sempre procuramos e para o qual nascemos”. (SP)

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.