Neste Domingo, dia 17 celebramos com alegria, o 7º Aniversário de Canonização da Santa Paulina, oficializada na manhã do dia 19 de maio de 2002, em Roma. A Santa Missa em Ação de Graças, será às 10h no Santuário, vamos louvar e bendizer a Deus, por tudo o que realizou através da vida de Santa Paulina.
Em 2002 Católicos de todo o Brasil estavam unidos pela fé neste momento histórico. Vários grupos de peregrinos partiram para Roma, e puderam ver de perto a celebração que marcou a Canonização. Outros milhares de fiéis e devotos acompanharam tudo pela TV. Um momento que vale a pena ser recordado e celebrado.
Neste mesmo dia receberemos a grande peregrinação de fiéis que parte da Cidade de Brusque com a participação de mais de mil pessoas.
Sobre a Canonização
O primeiro passo para o processo de canonização é a beatificação. O postulador (pessoa que busca oficialmente a comprovação da santidade) deve demonstrar, através de testemunhos, as virtudes daquele por quem se dedica, além da comprovação de um milagre ou graça alcançada. Para a canonização, são necessários, pelo menos, dois milagres.
Papa João Paulo II
O papa João Paulo II oficializou na manhã do dia 19 de maio de 2002, em Roma, a canonização de madre Paulina considerada a primeira santa brasileira, apesar de ter nascido na Itália. Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus havia sido beatificada em 1991. Com a canonização, ela entrou para o grupo dos 6.561 santos e beatos já existentes na Igreja Católica.
Homilia
Em sua homilia, o papa João Paulo II se referiu diretamente ao trabalho assistencial que levou madre Paulina a ser canonizada.
Saúdo com afeto os peregrinos do Brasil, pastores e fiéis que vieram assistir à canonização de Santa Paulina do Coração de Jesus Agonizante.
Papa João Paulo II
Falando em português, ele disse: “A ação do Espírito Santo se manifesta de modo especial também na vida e missão de madre Paulina, inspirando-a a constituir, juntamente com um grupo de jovens amigas, uma casa de acolhida, pouco depois batizada pelo povo de ‘hospitalzinho São Virgílio’, destinada à atenção material e espiritual de doentes e desamparados.”
Logo depois da missa de canonização, o papa recitou o Regina Caeli, como faz todos os domingos.
Durante o Regina Caeli, ele disse algumas frases em português, saudando os peregrinos brasileiros e o presidente Fernando Henrique.
Logo depois da missa de canonização, o papa recitou o Regina Caeli, como faz todos os domingos.
“Saúdo com afeto os peregrinos do Brasil, pastores e fiéis que vieram assistir à canonização da Santa Paulina do Coração de Jesus Agonizante. Saúdo especialmente o senhor presidente da República e demais autoridades civis que se uniram a esta celebração. Faço votos de que a vida da madre Paulina possa continuar servindo como modelo de santidade às Irmãzinhas do Imaculado Coração, e para que Nosso Senhor possa ser conhecido, amado e adorado por todos e em todo o mundo,” disse o papa.
Programação do Santuário para este fim de semana
MISSAS para DOMINGO 17.05.09:
08 horas
Presidente: Pe. Ernani Miguel Wetternick sj Santuário Santa Paulina
Animação dos Cantos: Irmã Clelione Maria da Silva e Irmã Egnalda Rocha Pereira CIIC Santuário Santa Paulina e Carlos Roberto Tridapalli Santuário Santa Paulina
*10 horas
Presidente: Pe. João Schneider sj Santuário Santa Paulina
Animação dos Cantos: Coral Encantos – Florianópolis SC
* Celebração dos 7 Anos de Canonização de Santa Paulina
*14 horas
Presidente: Pe Pedro Schlichting Brusque – SC
Animação dos Cantos: Sônia e João Carlos Brusque SC
* Chegada da 13ª Caminhada Santa Paulina de Brusque a Vígolo
*16 horas
Presidente: Pe. João Schneider sj Santuário Santa Paulina
Animação dos Cantos: Adriano Monteiro Miguel São João Batista SC
Equipe Litúrgica: Paróquia São João Batista São João Batista – SC