"Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!" (Lc 12,49) http://migre.me/8Ux5y
Dia 03 de maio de 2012 – Santos Filipe e Tiago, apóstolos – festa
Na Diocese de Blumenau, 1º ano de Triênio Missionário: Missão na Família
Evangelho segundo S. João 14,6-14:
Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim.
Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E já o conheceis, pois o estais vendo.»
Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.Jesus disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'?
Não crês que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As coisas que eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai, que, estando em mim, realiza as suas obras.
Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras.
Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que eu realizo; e fará obras maiores do que estas, porque eu vou para o Pai,
e o que pedirdes em meu nome eu o farei, de modo que, no Filho, se manifeste a glória do Pai.
Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei.»
Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Bruno de Segni (c. 1045 – 1123), bispo
Comentário sobre o Evangelho de João
«Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim»
«Eu sou o caminho». Porquê? Porque «ninguém pode ir até ao Pai senão por mim». «Eu sou a verdade». Que significa isso? É que ninguém conhece o Pai senão através de mim: «Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar» (Mt 11,27). […] «Eu sou a vida», porque ninguém tem a vida senão por mim. «Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E já o conheceis, pois o estais vendo».
Jesus diz-nos: «Quereis vir ao Pai? Quereis conhecê-lo? Conhecei-me primeiro a mim, a quem vedes, e assim conhecereis também Aquele que ainda não conseguis ver. Já o vistes, mas em Espírito e pela fé. É ele que fala em mim, porque eu não falo por mim mesmo. Quando me escutais, o estais vendo; pois, quando se trata de realidades espirituais, não há diferença entre ver e escutar: aquele que escuta vê o que escuta. Deste modo, vedes o Pai quando o ouvis falar em mim. E, desde agora, já o conheceis, porque Ele habita em vós e está em vós».
Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta!» Filipe queria ver o Pai, não apenas em espírito, com os olhos da fé, mas também com os olhos da carne. Também Moisés tinha dito: «Se é verdade que alcancei graça aos teus olhos, revela-me as tuas intenções e que eu te conheça». E o Senhor respondeu-lhe: «Tu não poderás ver a minha face, pois o homem não pode contemplar-me e continuar a viver» (Ex 33,13.20). Aqui, Jesus diz a Filipe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me vê, vê o Pai». Filipe falava da visão dos sentidos; Cristo chama-o à visão interior e convida-o a ver com os olhos da alma. «Há tanto tempo que estou convosco, há tanto tempo que vivo convosco; há tanto tempo que vos revelo a minha divindade e o poder das minhas palavras através de sinais e milagres, e tu não me conheces? Filipe, quem me vê, não com os olhos da carne, como pensas, mas com os olhos do coração, como eu te digo, esse vê o Pai».
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês, rezemos nas seguintes intenções:
Geral – Defender a família
Para que na sociedade sejam promovidas iniciativas que defendam e reforcem o papel da família.
Missionária – Maria, protetora dos missionários
Para que Maria, Rainha do mundo e Estrela da Evangelização, acompanhe todos os missionários no anúncio de seu Filho Jesus.