Morre dom Boaventura Kloppenburg, bispo emérito de Novo Hamburgo

Faleceu às 14h45 da tarde de hoje, 8, o bispo emérito de Novo Hamburgo (RS), dom Boaventura Kloppenburg, 89 anos. Desde o dia 26 de abril ele se encontrava internado no Hospital Regina, das Irmãs de Santa Catarina, em Novo Hamburgo. Segundo o vigário-paroquial, padre Rodrigo Brigolini, dom Boaventura sofria de problemas pulmonares. O bispo diocesano, dom Zeno Hastenteufel, disse que dom Boaventura foi chamado para a casa do Pai depois de muitos dias de agonia.

O velório começa ainda hoje, a partir das 20h, na catedral diocesana São Luiz, em Novo Hamburgo. Uma primeira missa será celebrada às 10h da manhã deste sábado. No domingo, às 16h, acontece a missa de corpo presente. Participarão, bispos, autoridades, o clero diocesano, seminaristas, religiosos, diáconos, ministros e o povo em geral. Logo após, acontece o sepultamento na própria catedral.

Dom Boaventura era franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM). Natural de Molbergen, Oldemnbur, Alemanha, ele foi nomeado bispo em 2 de junho de 1982. Sua ordenação episcopal aconteceu em Rolante (RS). E renúncia em 22 de novembro de 1995.

Antes do episcopado, dom Boaventura exerceu várias funções relevantes. Ele foi professor de Teologia Dogmática em Petrópolis (RJ) [1951 1971], em Porto Alegre [1972], Roma [1973] e Medelín [1974 1982]; redator da Revista Eclesiástica Brasileira [1951 1972]; reitor do Instituto Teológico-Pastoral do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), em Medelín, Colômbia [1973 1982]; prefeito de estudos em Petrópolis (RJ) [1952 1960]; perito da Comissão Teológica do Concílio Vaticano II; membro da Pontifícia Comissão Teológica Internacional [1975 1990]; perito nas Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano no Rio de Janeiro [1955], em Medelín [1968] e Puebla [1979].

O bispo emérito de Novo Hamburgo foi ainda bispo auxiliar de Salvador (BA) entre os anos de 1952 e 1960 e consultor de várias congregações da Cúria Romana. Escreveu mais de trinta livros. Seu lema era: Sob as sombras fielmente.

Fonte: CNBB

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.