«Porque buscais entre os mortos Aquele que vive?» (Lc 24,5) – Bem-aventurado Guerric d’Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense

«Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado» (Jo 15, 3)http://migre.me/8vbCY

Dia 08 de abril de 2012 – DOMINGO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR – ANO B

Na Diocese de Blumenau, 1º ano do Triênio Missionário: Missão na Família


Evangelho segundo S. João 20,1-9:

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo logo de manhã, ainda escuro, e viu retirada a pedra que o tapava.
Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o que Jesus amava, e disse-lhes: «O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.»
Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo.
Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.
Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou.
Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão,
ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição.
Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e começou a crer,
pois ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.

 Comentário ao Evangelho do dia feito por
Bem-aventurado Guerric d'Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense
Sermão 1 para a Ressurreição; PL 185ª, 143; SC 202

«Porque buscais entre os mortos Aquele que vive?» (Lc 24,5)


Para mim, irmãos, «viver é Cristo e morrer é lucro» (Fl 1,21). Irei, pois, para a Galileia, para o monte que Jesus nos indicou (Mt 28,16). Vê-lO-ei e adorá-lO-ei antes de morrer, para não mais morrer depois; porque «todo aquele que vê o Filho e acredita n'Ele tem a vida eterna»: «ainda que esteja morto, viverá»» (Jo 6,40; 11,25).

Agora, irmãos, em que é que a alegria do vosso coração é uma prova do vosso amor a Cristo? Por mim, eis o que penso […]: se chegastes um dia a amar Jesus, vivo, morto ou volvido à vida, neste dia em que os mensageiros proclamam a Sua ressurreição na Igreja […], o vosso coração exulta e exclama: «Trouxeram-me esta notícia: Jesus, meu Deus, vive! E a esta notícia, o meu coração, que estava entorpecido de dor, que definhava de desânimo e estava prestes a sucumbir ao desespero, o meu coração recobrou vida.» Com efeito, o som desta alegre mensagem reanima os pecadores que jaziam na morte. Sem ela, não nos restaria senão desesperar e enterrar no esquecimento aqueles que Jesus, subindo dos infernos, teria deixado no abismo.

Mas tu reconhecerás que o teu espírito retomou plenamente vida em Cristo se puderes dizer do fundo do coração: «Se Jesus vive, isso me basta! […] Se Ele vive, eu vivo, porque a minha vida depende d'Ele. Mais ainda, Ele é a minha vida, Ele é meu tudo. Que pode então faltar-me se Jesus vive? Mesmo que tudo o resto me faltasse, isso não teria nenhuma importância para mim, desde que Jesus esteja vivo!»


Com o Papa e toda a Igreja, neste mês, somos convidados a rezar nas seguintes intenções:

Geral Vocações ao sacerdócio e vida religiosa
Para que os jovens acolham o chamamento de Cristo a segui-Lo no sacerdócio e na vida religiosa.

MissionáriaCristo, esperança para África
Para que Cristo Ressuscitado seja sinal de esperança segura para os homens e mulheres do continente africano.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.