“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (João 6, 68)!
Dia 10 de dezembro, sábado da 2ª semana do Advento
Evangelho segundo S. Mateus 17,10-13:
Os discípulos fizeram a Jesus esta pergunta: «Então, porque é que os doutores da Lei dizem que Elias virá primeiro?»
Ele respondeu: «Sim, Elias virá e restabelecerá todas as coisas.
Eu, porém, digo-vos: Elias já veio, e não o reconheceram; trataram-no como quiseram. Também assim farão sofrer o Filho do Homem.»
Então, os discípulos compreenderam que se referia a João Baptista.
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Afraates (?-c. 345), monge e bispo perto de Mossul, santo das Igrejas ortodoxas
Exposições, n° 6, 13
«Então, os discípulos compreenderam que Se referia a João Batista»
Nosso Senhor diz que João é o maior dos profetas, mas ele recebeu o espírito de maneira moderada, uma vez que obteve um espírito semelhante ao que Elias recebera.
Tal como Elias permanecera na solidão, o Espírito de Deus enviou João para o deserto, para as montanhas e as grutas. Um corvo havia voado em auxílio de Elias para o alimentar; João comia gafanhotos. Elias usava um cinto de pele; João vestia uma faixa de pele em torno dos rins. Elias foi perseguido por Jezabel; Herodíades perseguiu João. Elias repreendera Acab; João censurou Herodes. Elias dividira as águas do Jordão; João inaugurou o batismo. O duplo do espírito de Elias pousou sobre Eliseu; João impôs as mãos ao nosso Salvador, que recebeu o espírito sem medida (Jo 3,34). Elias abriu o céu e subiu, João viu os céus abrirem-se e o Espírito de Deus descer a pousar sobre o nosso Salvador.
Com o Papa e toda a Igreja, neste mês de dezembro, rezemos nas seguintes intenções:
Geral: Para que todos os povos da terra, através do conhecimento e do respeito recíprocos, cresçam na concórdia e na paz.
Missionária: Para que as crianças e os jovens sejam mensageiros do Evangelho e para que sua dignidade seja sempre respeitada e preservada de toda a violência e abuso.