Congresso Eucarístico Diocesano acontece dia 02 de outubro

A Eucaristia, presença real de Cristo em nosso meio, é o sacramento da vida comunitária

O ano de 2011 está sendo vivido na Diocese de Blumenau como o Ano da Liturgia. Mas, porque e para que um ano da liturgia e um Congresso Eucarístico?

O Concílio Vaticano II (1962-1965) diz que “a Liturgia é cume da vida cristã e fonte donde emana toda a sua força” (SC,10). Sendo assim, a Diocese de Blumenau quer, com este ano, revitalizar a vida litúrgica de nossas paróquias e comunidades.

Sendo a Liturgia fonte e cume da Igreja, a Eucaristia, que é a presença real de Cristo em nosso meio, é o sacramento por excelência da vida comunitária (eclesial).

O Congresso Eucarístico Diocesano, que acontecerá no dia 2 de outubro, no Ginásio de Esportes Galegão, em Blumenau, será o coroamento do Ano da Liturgia, o cume de todos os trabalhos deste ano. Será, também, a fonte que nos abastecerá em nossa missão e em nosso “Ser Igreja”. Pois, “quanto mais viva for a fé eucarística no povo de Deus, tanto mais profunda será sua participação na vida eclesial, por meio de uma adesão convicta à missão que Cristo confi ou aos seus discípulos” (Sacramentum Caritatis, n. 6).

O Congresso Eucarístico será aberto a toda a comunidade e a expectativa é reunir cinco mil participantes de toda a Diocese.

Naquele domingo, solicíta-se que, na parte da manhã não haja celebrações nas paróquias e comunidades da diocese.

 

Programação

8h: acolhida

8h30: Momento Mariano, com a acolhida de Nossa Senhora Aparecida, vinda do Santuário Nacional de Aparecida (SP)

9h: palestra “Eucaristia, Pão da Unidade”, ministrada por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil

9h45min: testemunho de uma família sobre a eucaristia

10h: animação

10h15: palestra “Seus olhos se abriram e eles o reconheceram (Lc 24,31) – a Eucaristia e a transformação da Sociedade”, ministrada pelo padre Vitor Galdino Feller, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Florianópolis e diretor do ITESC

11h: testemunho de um religioso que trabalha numa favela da periferia de São Paulo 

11h30: adoração ao Santíssimo, presidida por Dom José Negri, bispo diocesano de Blumenau

12h: almoço

13h30: animação

13h45: apresentação teatral

15h: celebração da missa e encerramento do Congresso Eucarístico, presididos por Dom Murilo Krieger

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.