Criada em 24/06/2016

1. Nossa Senhora Aparecida
2. Nossa Senhora das Graças
3. São Pedro Apóstolo

PEQUENO HISTÓRICO DA COMUNIDADE PAROQUIAL SÃO JOÃO BATISTA – BAIRRO BADENFURT – BLUMENAU

À margem esquerda do rio Itajaí Açu, no bairro Badenfurt, região Oeste da cidade de Blumenau, por volta de 1950, as famílias começaram a se reunir para rezar o terço diante de um quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Um pequeno oratório foi construído no local, onde, hoje se encontra o cemitério do Badenfurt. As missas eram celebradas na escola do Bairro e nas residências das famílias.

No final da década de cinqüenta, a família Bonelli doou à comunidade um terreno situado à Rua Heinrich Hemmer, no. 2876, para a construção da igreja. No dia 24 de junho de 1966, era fundada a nova capela.  Foi dedicada a São João Batista, cuja imagem, como registram as atas, foi abençoada em 19 de junho de 1966, com apadrinhamento de20 casais da redondeza. O precioso quadro da Mãe do Perpétuo Socorro continua guardado cuidadosamente e venerado na capela.

Sra. Lílian Dombecker permanece na memória da comunidade como a primeira catequista.

Diversas famílias apoiaram e sustentaram o início da comunidade. Dentre tantas, lembra-se os Dombecker, Maçaneiro, Mandel, Rocha e Waltrich.

No ano de 1984, iniciou-se movimentação para construir a atual capela. Sua inauguração deu-se em 12 de junho de 1988. O atendimento pastoral, ali, foi prestado pela paróquia Santa Terezinha, sediada no bairro Escola Agrícola, através de seu pároco, Pe. Carlos Adolfo Kiesewetter.

Em 1997, foi fundada a paróquia Santo Estevão, sediada no Bairro Salto do Norte e foi empossado como primeiro pároco o Pe. Raul Kestring. A comunidade do Badenfurt, então, agregou-se à nova paróquia.

Sucedeu Pe. Raul, como pároco, Pe. Everaldo Alves. Atualmente, Pe.Ademar Gadotti, terceiro pároco, anima a evangelização na paróquia Santo Estevão.

Além das Pastorais e Movimentos que florescem na Capela São João Batista, a marca ecumênica é saliente. A maioria das famílias é luterana, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O relacionamento de unidade vai se intensificando entre as duas comunidades, principalmente a partir de 1998. Nesse ano, Pastor Paulo Butzke e Pe. Raul Kestring, respectivos párocos, realizaram o “Curso Básico da fé”. Idealizado pelo pastor Butzke, o curso despertou e animou agentes de ecumenismo das duas Igrejas naquele bairro.

Na data de 24 de junho de 1916, a Capela São João Batista foi elevada a Igreja Matriz São João Batista. E à nova Comunidade Paroquial  agregaram-se as comunidades: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças e São Pedro Apóstolo. Pe. Alexsandro Valdir Borges tornou-se o primeiro administrador paroquial da nova Paróquia.

(Histórico elaborado pelo Pe. Raul Kestring)