Dom Murilo relata terceiro dia da Jornada Mundial da Juventude

Amigos da Pascom,

 O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, está em Madrid participando da Jornada Mundial da Juventude como catequista. A cada dia ele nos envia fotos e um texto relatando a experiência vivida. Queremos compartilhar com vocês a reflexão que ele fez sobre as manifestações contra o Papa e a cobertura que a mídia está fazendo do evento. Quem quiser e puder divulgue essa mensagem! Segue o texto! Um abraço,

 Patrícia Luz – Pascom Salvador
 

  Dom Murilo relata terceiro dia da Jornada Mundial da Juventude

Meus amigos, o dia começou com uma notícia: quatro mil pessoas protestaram contra a visita do Papa. Tiveram seus 15 minutos de fama, porque a Imprensa lhes deu cobertura. A essas alturas, que importa o testemunho de um milhão de jovens que, pacificamente, andaram pelas ruas de Madri? Isso me fez lembrar duas coisas: em primeiro lugar, de um provérbio chinês que diz que “uma árvore que tomba na floresta faz mais barulho do que um milhão de árvores que crescem”; depois, lembrei-me de um poeta gaúcho que dizia: “Os que me criticam, passarão; eu, passarinho”. Passará a Jornada e aquela meia dúzia de inconformados perceberão que perderam uma boa ocasião de ficar calado, já que, além de tudo, os jovens estão gastando em Madri em hospedagem, comida e lembranças. As finanças da cidade sorrirão, agradecidas, graças ao pequeno investimento feito.

Mas vamos à Jornada: a manhã começou com minha ida à Paróquia de Nossa Senhora de Aluche. Se você não conhecia essa invocação mariana, não se preocupe: também eu não a conhecia e descobri que, como o bairro daquela Matriz se chama Aluche, deram à Nossa Senhora que está ali este nome. A Mãe de Jesus deve ter sorrido, agradecida.

Falei para brasileiros e, no grupo, havia várias ovelhinhas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O tema que desenvolvi foi sobre a necessidade de nossa fé estar enraizada em Cristo. Procurei responder à pergunta: afinal, por que escolher Jesus Cristo? Para não precisar entrar em detalhes, prometo-lhes que minhas meditações serão, oportunamente, colocadas no site da Arquidiocese.

À tarde, o Papa chegou. Que festa bonita! Que acolhida ele recebeu! Que mensagem ele deixou aos jovens! Percebia-se que, no meio dos jovens, o Papa Bento XVI se sentia em casa. Quanto aos jovens – milhares e milhares – pareciam estar recebendo um vovô querido e do qual estavam com muitas saudades. Para não precisar reproduzir aqui as oportunas palavras de Bento XVI, finalizo com uma recomendação: não deixe de lê-las.

E até amanhã.

Dom Murilo, de Madri, da 26ª Jornada Mundial da Juventude.

 (Email recebido da Pascom Joinville – agradecemos aos queridos vizinhos)

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.