Documento Inter-religioso sobre a Conduta da Fé

 “Testemunho cristão em um mundo multirreligioso. Recomendações de conduta”: é o título do documento elaborado pelas três principais organizações cristãs para definir os princípios e um código de conduta comum na profissão e no testemunho da fé cristã em um mundo onde as tensões religiosas estão crescendo. O resultado de cinco anos de trabalho e diálogo ecumênico, o documento de cinco páginas foi apresentado em Genebra pelos mais altos representantes do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e pela Aliança Evangélica Mundial (WAE).

Um momento “histórico”, foi dito pelos presentes. As três entidades incluem, de fato, católicos, anglicanos, protestantes, ortodoxos, evangélicos, as Igrejas pentecostais e independentes. Juntas representam cerca de 90% dos cristãos no mundo inteiro.

Mas o que diz o documento? Para o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso da Igreja Católica Romana, Cardeal Jean-Louis Tauran, a mensagem cristã deve ser proclamada, “jamais imposta”. E é assim que o documento enfatiza que a conversão pertence ao Espírito Santo e que “o testemunho cristão num mundo pluralista inclui o diálogo com pessoas de diferentes religiões e culturas”.

O texto reafirma o princípio da liberdade de religião, que inclui o “direito de professar publicamente, propagar e mudar de religião”. O documento contém doze princípios do testemunho cristão – incluindo a referência ao exemplo de Jesus Cristo, a rejeição da violência e o respeito – e seis recomendações.

Os cristãos são, por exemplo, chamados a rezar por todos, a construir relações de respeito e confiança com as pessoas de outras religiões e reforçar a sua identidade e fé religiosa. As recomendações de conduta foram desenvolvidos durante uma série de reuniões, a primeira das quais realizada em Lariano na Itália em 2006, seguida por outra em Toulouse, na França, em 2007, e o último encontro Bangcoc, em de janeiro passado. (SP)

Genebra, 30/06/2011 (Rádio Vaticano)
 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.