Na sala da Coordenação de Pastoral, no prédio da Cúria Diocesana de Blumenau, reuniu-se a Equipe de Coordenação Diocesana de Pastoral, sob a presidência de Dom José, no dia 28 de junho, iniciando às 08h30 e terminando às 10h30.
Como rico momento de espiritualidade, foi lido o evangelho do dia, que narra a tempestade acalmada por Jesus. Lembrou Dom José que também hoje a Igreja vive em meio a tempestades. De manhã, quando ligamos o rádio, a TV, já podemos perceber quantos novos acontecimentos desafiam a nossa evangelização. São diversas as ventanias, ondas, que investem contra a mensagem cristã e a ameaçam. No entanto, Deus sempre de novo nos traz a certeza de que Ele não nos abandona. Ele vem nos trazer coragem. Por outro lado, precisamos nos dar conta de que não somos nós os protagonistas da história e, sim, nosso Deus amoroso e misericordioso. Ele exige de nós a fé e a confiança, isso sim. "Homens de fraca fé", falou Jesus aos apóstolos naquele momento de ameaça e medo, em pleno mar. Nessa reunião – concluiu o bispo de Blumenau – peçamos os olhos da fé para não enxergarmos somente o mar agitado ao nosso redor e no mundo; saibamos ver a presença de Jesus entre nós e suas consolações.
Dois assuntos importantes preencheram a pauta da reunião: O programa do dia do Congresso Eucarístico Diocesano e a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, agendada para dia 02 de julho, sábado, na Paróquia São Francisco de Assis, Blumenau. Evidentemente os encaminhamentos que estão sendo feitos, especialmente para o Congresso, traziam também outros detalhes a serem resolvidos em conjunto, como som, liturgia, subsídios, divulgação, recursos, etc. Oportunamente serão comunicadas as orientações necessárias para que aquele Domingo, 2 de outubro, seja realmente um dia celebrativo da presença eucarística do Senhor entre nós e, ao mesmo tempo, um dia de escuta do seu chamado para edficarmos a Igreja, o Reino.
Importa, por enquanto, que cada diocesano e diocesana de Blumenau, de nossas paróquias, comunidades, movimentos, associações, sinta-se já membro vivo deste grande evento da nossa Igreja local.