São Marcelino nasceu em Marlhes, França, em 1789. É o fundador dos Irmãos Maristas. De família humilde e habituado ao trabalho do campo, aos 15 anos ingressou no seminário. Em 1816 foi ordenado sacerdote. Viveu em um tempo conturbado pelas intrigas políticas e pelas guerras napoleônicas.
Sensibilizado pelas necessidades pastorais de seu tempo, concebeu a idéia de fundar um Instituto de Irmãos que se dedicasse ao ensino e à educação cristã da infância e da juventude. Em 1817, juntamente com dois jovens paroquianos, deu início à obra dos Irmãos Maristas, dedicada à educação e à formação religiosa e profissional da juventude.
Ao morrer em 1840, havia cerca de 40 casas e 200 Irmãos Maristas.
Oração
Prece de serviço aos jovens: Deus, nosso Pai, inspirai e iluminai os que trabalham com a juventude. Ajudai-nos a construir um mundo onde os jovens possam ter, em qualquer circunstância, oportunidades iguais. Dai-nos humildade para reconhecer nossas omissões individuais e coletivas na busca de soluções concretas e objetivas para nossas crianças abandonadas. Favorecei aos jovens uma consciência crítica e sensibilidade para que não se deixem prostituir aos ídolos que lhes roubam a dignidade e os fazem escravos. O bem-aventurado Marcelino inspire os jovens na busca de soluções, a fim de que um sangue novo possa fluir e correr pelas veias da sociedade, renovando a vida e rejuvenescendo as estruturas envelhecidas e caducas. Dai aos adultos a humildade de reconhecerem seus erros e omissões. Dai aos jovens abertura de mente e de corações, para que, aproveitando da experiência das gerações passadas, descubram sua própria caminhada histórica. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!