26/05/2011
A capital da Jamaica, Kingston, foi palco, entre os dias 17 e 25 de maio, da Convocatória Ecumênica Internacional pala Paz (CEIP). Este grande evento ecumênico, organizado pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), contou com a presença de leigos e religiosos de todo o mundo. O 1° vice-presidente do CONIC, Dom Francisco de Assis da Silva, esteve presente.
A CEIP encerra a “Década para Superação da Violência” (DOV), programa idealizado pelo CMI, em 1998, durante sua Assembleia de Harare, e que começou em 2001. O evento reuniu cerca de 1.000 participantes de todo o mundo, vindos das igrejas-membro e parceiros do CMI, redes da sociedade civil e do movimento ecumênico que trabalham na área de paz e justiça.
Os quatro focos temáticos da CEIP foram “paz na comunidade”, “paz com a Terra”, “paz no mercado” e “paz entre os povos”. Estes temas foram trabalhados por meio de vários componentes da Convocatória – a vida espiritual, estudos bíblicos, plenárias, oficinas e seminários. Vale lembrar que o principal objetivo da Convocatória é contribuir com os esforços para criação de uma cultura de paz justa e facilitar novas redes que incidirão sobre a paz nas comunidades e no mundo.
A lista de palestrantes da CEIP incluiu a Rev. Kässmann, o secretário-geral do CMI, Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, Rev. Dr. Paul Gardner da Jamaica, Ernestina Lopez Bac da Guatemala, o Metropolita Dr. Hilarion de Volokolamsk da Igreja Ortodoxa Russa, o Cânon Paulo Oestreicher, da Nova Zelândia e uma dúzia de outros nomes das igrejas e comunidades religiosas de todo o mundo.
Na avaliação de Dom Francisco de Assis da Silva, o evento proporcionou reflexões profundas acerca do papel das religiões na promoção do ecumenismo e da paz mundial. “O CONIC, enquanto parceiro do CMI, está amplamente engajado na promoção de uma cultura de paz. Neste sentido, o empenho das igrejas-membro do Conselho é de vital importância para que continuemos nesse rumo”, disse.
fonte da notícia: CONIC com agências
inserido por: Noticias CONIC