«Nós viremos a ele e nele faremos morada» – São Gregório Magno , papa e doutor da Igreja

Leituras Bíblicas

Dia 23 de maio de 2011

Ano da Liturgia Tema: “Eucaristia, fonte e cume da vida e missão da Igreja”
                           – Lema: Seus olhos se abriram, e eles o reconheceram” (Lc 24,31

Segunda-feira da 5ª semana da Páscoa

Livro dos Atos dos Apóstolos 14,5-18:

Entre os pagãos e os judeus, conduzidos pelos respectivos chefes, levantou-se um movimento para os maltratar e apedrejar.
Logo que tiveram conhecimento disso, refugiaram-se nas cidades da Licônia, Listra e Derbe, e arredores,
onde começaram a anunciar a Boa-Nova.
Havia em Listra um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado.
Um dia, ouviu Paulo falar. Este, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado,
disse-lhe em voz alta: «Ergue-te, direito sobre os teus pés!» Ele deu um salto e começou a andar.
Ao ver o que Paulo acabava de fazer, a multidão gritou em licônio: «Os deuses tomaram forma humana e desceram até nós!»
E chamavam Zeus a Barnabé, e Hermes a Paulo, pois este é que lhes dirigia a palavra.
Então, o sacerdote do templo de Zeus, venerado junto da cidade, trazendo touros e grinaldas para as portas da cidade, pretendia, juntamente com a multidão, oferecer-lhes um sacrifício.
Ao terem conhecimento disso, os Apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e precipitaram-se para a multidão, gritando:
«Amigos, que fazeis? Também nós somos homens da mesma condição que vós, homens que vos anunciam a Boa-Nova de que deveis abandonar os ídolos vãos e voltar-vos para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles se encontra.
Nas gerações passadas, permitiu que todos os povos seguissem os seus próprios caminhos,
mas nem por isso deixou de dar testemunho da sua generosidade, dispensando-vos do céu chuvas e estações de fertilidade, enchendo os vossos corações de alimento e de felicidade.»
Mesmo depois de terem assim falado, foi a custo que impediram a multidão de lhes oferecer um sacrifício.

Livro de Salmos 115(113B),1-2.3-4.15-16:

Não a nós, ó Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, pelo teu amor e fidelidade.
Se não, os pagãos vão continuar a dizer: «Onde está o vosso Deus?»
nosso Deus, lá do céu, faz tudo o que lhe apraz.
Os ídolos dos pagãos são ouro e prata, obra das mãos dos homens:
Sede abençoados pelo Senhor, que fez o céu e a terra.
O céu é pertença do Senhor; mas a terra, Ele a deu aos seres humanos.

Evangelho segundo S. João 14,21-26:

Quem recebe os meus mandamentos e os observa esse é que me tem amor; e quem me tiver amor será amado por meu Pai, e Eu o amarei e hei de manifestar-me a ele.»
Perguntou-lhe Judas, não o Iscariotes: «Porque te hás de manifestar a nós e não te manifestarás ao mundo?»
Respondeu-lhe Jesus: «Se alguém me tem amor, há de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada.
Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou».
«Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco;
mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.»

Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Gregório Magno (c. 540-604), papa e doutor da Igreja
Homilias sobre os Evangelhos, n°30

«Nós viremos a ele e nele faremos morada»

«O meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada». Imaginai, irmãos muito amados, que festa seria receber a Deus na morada do nosso coração! Se um amigo rico e poderoso quisesse entrar em nossa casa, evidentemente, toda a casa seria limpa, para que nada pudesse chocar o seu olhar, quando entrasse. Que aquele que prepara para Deus a morada da sua alma purifique tudo o que estiver sujo devido às suas más ações.

Notai bem o que diz a Verdade: «Nós viremos a ele e nele faremos morada». Porque Ele pode passar no coração de alguns sem ficar lá a morar. Quando estes têm remorsos, vêem claramente o olhar de Deus; mas, quando vem a tentação, esquecem o objeto do seu arrependimento anterior e caem de novo nos seus pecados, como se nunca os tivessem chorado. Pelo contrário, no coração daquele que ama verdadeiramente a Deus, que observa os Seus mandamentos, o Senhor vem e faz nele morada, pois o amor de Deus preenche-o de tal modo que não se afasta desse amor no momento da tentação. Portanto, é esse, cuja alma não aceita ser dominada por um mau prazer, que ama verdadeiramente a Deus. […] Daqui esta afirmação: «Quem não Me tem amor não guarda as Minhas palavras». Examinai-vos cuidadosamente a vós próprios, irmãos muito amados; perguntai-vos se amais verdadeiramente a Deus. Mas não vos fieis da resposta do vosso coração sem a comparar com os vossos atos.

Intenções do Apostolado da Oração para o mês de maio
 
Geral: Para que aqueles que atuam nos meios de comunicação respeitem sempre a verdade, a solidariedade e a dignidade de toda pessoa.

Missionária: Para que o Senhor doe à Igreja na China o dom de perseverar na fidelidade ao Evangelho e de crescer na unidade.

 

 

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.