Cidade do Panamá, segunda-feira, 9 de maio de 2011 (ALC) – Sacerdotes, leigos, leigas e agentes de pastorais da arquidioces do Panamá participaram de jornada de capacitação ministrada pela irmã brasileira Zenaide Guarnieri, da Pastoral da Criança, voltada à luta contra a mortalidade infantil e desnutrição.
A arquidiocese local quer implantar a Pastoral da Criança no país, nos mesmos moldes do seu funcionamento no Brasil, baseada no voluntariado. A paróquia de San Isidro Lavrador de Capira conta com essa pastoral, introduzida pelo sacerdote Francisco Heinen, já falecido.
Zenaide explicou que a Pastoral da Criança trabalha para construir uma cultura de paz num ambiente familiar e comunitário, que garanta uma melhor qualidade de vida para crianças e gestantes. “Trata de ajudar nas necessidades básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida”, indicou.
Pessoas que se sentem chamadas a aderir voluntariamente ao trabalho da Pastoral da Criança são capacitadas numa metodologia centrada em três atividades principais: a visita domiciliar, o Dia da Celebração da Vida e a reunião de reflexão e avaliação.
A Pastoral da Criança teve início no Brasil em 1983, fundada pela médica Zilda Arnt Neumann, que veio a falecer no terremoto no Haiti, em 2009. Ela presta apoio a 1,3 milhão de famílias e tem 2.040 voluntárias.