Dia 01 de janeiro de 2016 – SANTA MÃE DE DEUS, MARIA – Solenidade
Ano Santo Extraordinário da Misericórdia – “Sede misericordiosos como o vosso Pai do céu é misericordioso” (Lc 6,36)!
Evangelho segundo S. Lucas 2,16-21:
Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura.
Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino.
E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam.
Maria conservava todas estas palavras, meditando-as em seu coração.
Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.
Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno.
Comentário do dia
São João XXIII (1881-1963), papa
Discorsi II, p. 53
Maria, Estrela da Manhã, Porta do Céu
A Imaculada anuncia o alvorecer de um dia eterno e ampara-nos e guia-nos ao longo de todo o caminho que ainda nos separa desse momento. Por essa razão, o hino litúrgico «Salve, estrela da manhã» tem uma doce invocação : «Prepara-nos um caminho seguro, para que vendo a Jesus, sempre nos alegremos». É para esta meta, coroa de uma vida de graça, que devem tender os batimentos do nosso coração e os esforços mais generosos da nossa fidelidade de cristãos. Tomemos coragem, filhos, não permaneceremos para sempre na discórdia. Maria tu és a nossa força!
Ó Maria, imagem radiosa de graça e de pureza, que, aparecendo, dissipaste as trevas da noite e nos elevaste aos esplendores do céu, sê propícia aos teus filhos. Prepara os nossos pensamentos para a vinda do Sol de Justiça (Ml 3,20) que tu deste ao mundo. Porta do céu, faz que os nossos corações aspirem ao paraíso. Espelho de justiça, conserva em nós o amor da graça divina, a fim de que, com humildade e alegria, cumpramos a nossa vocação cristã; que possamos sempre apreciar a amizade do Senhor e receber os teus consolos maternos.
Neste mês de janeiro, com o Papa e toda a Igreja, rezemos nas seguintes intenções:
Universal: Diálogo inter-religioso
Para que o diálogo sincero entre homens e mulheres de diferentes religiões produza frutos de paz e de justiça.
Pela Evangelização: Unidade dos Cristãos
Para que, através do diálogo e da caridade fraterna, com a graça do Espírito Santo, sejam superadas as divisões entre os cristãos.