“Vi o melhor do Egito”: missionário fala sobre situação do país

Segunda-feira, 07 de fevereiro de 2011, 09h41
Da Redação, com Agência Fides

"A situação melhorou muito", afirma o missionário comboniano que trabalha há anos no Cairo, padre Luciano Verdoscia, sobre a situação sócio-política do Egito.

"Em 4 de fevereiro, o exército deu passos significativos, bloqueando a estrada de acesso aos provocadores de Praça Tahrir (onde estão reunidos os manifestantes). Os manifestantes organizaram uma ordem de serviço muito eficiente a partir de uma estrada paralela menor. Dali desceram à praça. […] Eu desci entre os manifestantes", disse padre Luciano à Agência Fides.

"Antes de entrar na praça, encontrei centenas de jovens, provavelmente reunidos não se sabe por quem, mas certamente por simpatizantes do regime. Pelo que eu vi, tive a impressão de que eles são garotos muito jovens, manipulados por pessoas que querem preservar o regime. […] Passei por este grupo em uma rua lateral e entrei em contato com o serviço da ordem dos manifestantes. Depois de apresentar os documentos e me submeter a uma perquirição me deixaram entrar na praça. Devo dizer que tudo correu de forma calma e gentil. Quem efetuava os controles eram pessoas boas. […] Falei com vários manifestantes: a maioria é jovem, com menos de 40 anos. Os adultos devem ser 30%, existem cristãos e muçulmanos. A atmosfera era alegre, até mesmo os slogans irônicos e bem-humorados contra o Governo. Todos puderam expressar suas opiniões e as discussões eram educadas. Pelo que eu vi e ouvi, percebi que as pessoas têm as ideias muito claras: as pessoas querem ir além do regime. As divisões, que estão presentes até mesmo na sociedade egípcia, vão surgir mais tarde, mas agora se deseja virar a página", relata.

O missionário explica porque desceu à Praça Tahrir, onde estão concentradas as manifestações contra o regime do presidente Mubarak, no poder desde 1981: "Entrei para entender a composição e a realidade da praça. Estavam os feridos pelo lançamento de pedras, atendidos pelos médicos e enfermeiros voluntários, num clima de forte solidariedade. Posso dizer que vi o melhor do Egito. No Egito existem tantas pessoas educadas, gentis, corajosas. Espero que deste processo seja este Egito a emergir, porque o Egito determinará o futuro de todo o Oriente Médio”.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.