Escola de Liturgia para jovens em SC, uma beleza

Aconteceu nos dias 14 a 23 de janeiro a Escola de Liturgia para Jovens, em Joaçaba – Santa Catarina. A Escola, promovida pelas Pastorais da Juventude do Regional Sul 4, em conjunto com a Comissão Regional de Liturgia, teve por objetivo capacitar jovens para o serviço litúrgico da Igreja, bem como levar a uma experiência de participação litúrgica como fonte de espiritualidade e de revigoramento da fé, conforme sugere o Concílio Vaticano II.

A Escola contou com 44 participantes, de 7 dioceses de Santa Catarina, uma participante do Rio de Janeiro e um do Paraguai. A assessoria foi da Rede Celebra de Animação Litúrgica e da Casa da Juventude Pe Burnier de Goiânia (CAJU).

Durante os 10 dias, os/as jovens puderam vivenciar e aprofundar seus conhecimentos sobre liturgia, por meio de uma metodologia participativa e vivencial, possibilitando o encontro entre a liturgia e a vida. Os temas estudados foram: Ofício Divino das Comunidades/da Juventude, a Liturgia da Palavra, a Liturgia Eucarística, a Música e o espaço na liturgia e o Ano Litúrgico, destacando entre cada um deles a ação ritual, o sentido teológico e a atitude espiritual.

Dom Manoel João Francisco, bispo da Diocese de Chapecó e bispo referencial da Liturgia no Regional Sul 4, participou integralmente da Escola e elogiou os participantes: “Eu sinto esse grupo aqui muito empenhado, muito disposto. São representantes de diversas dioceses do Estado e penso que eles vão para suas dioceses, vão fermentar e, em breve, se Deus quiser, aqui no nosso Estado a liturgia vai tomar um vigor muito grande. A juventude é a esperança da Igreja, então precisamos investir nos jovens”.

Para Rodrigo da Silva, Secretário Regional da Pastoral da Juventude, “a Escola é um importante ponto de partida para se avançar na formação litúrgica da juventude. Cerca de 80% de nossos grupos de jovens atuam na liturgia de sua comunidade. Há um grande interesse da juventude em aprofundar sua espiritualidade e estudar mais a liturgia. Essa Escola pode desencadear várias ações, como a criação de núcleos de estudo e vivência da liturgia, encontros de formação e até uma próxima Escola de Liturgia”. 

Os/as­ jovens retornaram para suas comunidades revigorados/as e animados/as a vivenciar a liturgia na vida, no cotidiano, nos seus grupos e na pastoral que atuam.

Daniel Rodrigo Strelow, pela coordenação da Escola

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.