Seminaristas da Diocese de Blumenau realizam encontro em unidade

Entre os dias 10 e 14 de janeiro, na Mariápolis Ginetta, cidade de Vargem Grande Paulista-SP, aconteceu a Escola Nacional para Sacerdotes e Seminaristas de todas as regiões do Brasil. Acompanhados do Pe. Almir Negherbon, reitor do Seminário da Diocese de Blumenau, os seminaristas de nossa diocese tiveram cinco dias de reflexão e comunhão.

Esta escola foi um momento de aprofundamento do ideal da unidade.

Refletiu-se o tema: "A Vontade de Deus", através da passagem: "Seja feita…" (Mt 6,10).

Na Mariápolis Ginetta, tiveram a oportunidade de viver e refletir sobre a vontade de Deus em suas vidas, primeiramente como cristãos que buscam Deus Amor na caminhada vocacional. Mas também como seminaristas e sacerdotes, em missão, querem que esse espírito penetre cada vez mais no meio dos seminários e presbitérios.

Durante o encontro puderam se aprofundar mais no conhecimento do Movimento dos Focolares através dos conteúdos, vídeos, palestras, testemunhos.

Dentre os temas e elementos abordados durante a Escola é clara a centralidade da passagem do Evangelho: “Seja feita…”. Surge o questionamento: como responder ao Amor de Deus? Fazer a vontade de Deus é sobretudo amar Deus. Não significa resignação, como muitas vezes se entende, mas a maior aventura divina que pode acontecer a uma pessoa: a de seguir não a própria vontade mesquinha, não os próprios projetos limitados, mas seguir a Deus. Realizar o desígnio que Ele tem para cada um de seus filhos: um desígnio divino, inimaginável, riquíssimo.

Mas corre-se o risco de, na caminhada, projetar a vontade própria, na “vontade de Deus”. É preciso profundidade, intimidade com Jesus para que seja feita a vontade de Deus e não a particular, para que seja possível a construção do seu reino e não o que atende aos desejos dos homens.

Na Escola, através dos vídeos e testemunhos, os seminaristas puderam conhecer a primeira focolarina que foi beatificada no dia 25 de setembro de 2010: Chiara Luce Badano; a Clara de Luz. Assim se pode conhecê-la, aprender com ela, contemplá-la como modelo de todos os jovens, de um ideal vivido com maturidade já aos 18 anos, quando, acometida por uma enfermidade fatal, entrou para a vida eterna, e mostrou em seu jeito simples e espontâneo de viver o amor de Deus, que é possível ser jovem e santo.

Um dos elementos que chamaram mais a atenção dos seminaristas foi um  mosaico exposto, mostrando o despontar do Sol sobre o horizonte, que com seus raios ilumina o mundo todo. O mosaico em si mesmo tinha seu significado, mas se torna completo quando se adentra em seu sentido total para a vida. O mosaico, com o Sol que nasce e desponta seus raios sobre o mundo, a cidade, e as pessoas é o amor de Deus, que já “foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5,5), mas que a cada novo dia pode adentrar na vida de cada cristão. Cada um é como uma peça do grande mosaico, não importa qual, a colaboração de todos é que possibilita a construção dele. Assim, nessa unidade se pode fazer das comunidades um mosaico que irradia o amor de Deus.

 Após estes dias no Centro Mariápolis Ginetta, os seminaristas tiveram uma semana de convivência e unidade no Seminário Menor da Mãe de Jesus, em Blumenau, onde, com a presença de Pe. Almir e Dom José Negri, tiveram diversas atividades como formação, lazer, passeios, espiritualidade, e acima de tudo a vivência desse ideal de comunhão e unidade.

 Texto e fotos: Pe. Almir Negherbon e seminaristas da Diocese de Blumenau

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.