Nota da Santa Sé sobre o atentado contra a comunidade copta no Egito

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, emitiu uma nota, no dia 2, sobre o atentado cometido no dia 1º contra a comunidade cristã copta, em Alexandria, no Egito, que vitimou 21 pessoas e deixou outras 70 feridas.

O ataque foi registrado em frente à igreja dos Santos (al Qidisin) por volta de meia-noite e meia, quando os fieis deixavam o templo. Segundo o ministério do Interior egípcio, o atentado foi cometido por um terrorista suicida.

“Estamos chocados com esta nova horrível violência ocorrida na ocasião de uma importante celebração religiosa. O Papa foi informado e está profundamente chocado e entristecido por estes eventos. Vemos que o plano de ódio não quer dar trégua em sua luta homicida contra a vida das pessoas e da paz. Estão sendo derramados rios de sangue inocente”, frisa padre Lombardi na nota.

“É necessário o compromisso de todos para se opor eficazmente contra o ódio. Neste momento dramático expressamos nossa proximidade à comunidade copta e manifestamos o nosso profundo desejo de paz e segurança para todo o povo egípcio”, conclui o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Em sua mensagem de Ano Novo, o papa Bento XVI condenou a intolerância religiosa. O pontífice exortou os cristãos, em sua homilia na Basílica de São Pedro, a permanecerem fortes diante da discriminação e da intolerância – ecoando comentários feitos no mês passado, nos quais ele classificou a falta de liberdade religiosa como uma ameaça à segurança mundial.

Na Alemanha, país com grande comunidade copta, a chanceler Angela Merkel condenou o atentado em um telegrama ao presidente egípcio Hosni Moubarak. As autoridades também temem ataques em solo alemão. Na França, uma investigação também foi aberta depois da queixa feita por um responsável da igreja.

Fonte: CNBB

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.