Brasil – Caem índices de crianças desnutridas, cresce a obesidade

A Pastoral da Criança, que historicamente trabalha pela redução das taxas de desnutrição infantil, vai atacar outro problema que prejudica a saúde de crianças e adolescentes brasileiros: a obesidade.

O projeto piloto da Pastoral da Criança de combate à obesidade infantil será desenvolvido, pelo período de um ano, nas cidades paranaenses de Maringá e Cascavel, informou o médico Nelson Arns Neumann aos repórteres Mauri König e Marcus Ayres, da Gazeta Maringá.

Cerca de 400 voluntários e voluntárias vão acompanhar de sete a nove mil crianças em cada uma das duas cidades, escolhidas para acolher o projeto piloto por causa do grande número de pessoas disponíveis a se envolver na proposta.

O Brasil soma, hoje, nove milhões de crianças subnutridas e 15 milhões de obesas, nos dois casos não por, necessariamente, comerem muito ou pouco, mas por ingerirem alimentos com elevados percentuais de gordura trans, açúcares, baixo teor de fibras, afora o sedentarismo.

Há dez anos, 9% das crianças estavam abaixo do peso ideal, hoje somam 5%. Em compensação, em 30 anos dobrou o número de meninas com sobrepeso e quadruplicou o número de meninos acima do peso, informa a Gazeta Maringá.

Entram nesse grupo as ofertas dos “fast-food” – lanches rápidos. Em Minas Gerais, acordo do Ministério Público com 47 empresas congregadas na Associação Nacional de Restaurantes vai permitir ao consumidor ter as informações embutidas nas embalagens sobre o valor nutricional dos produtos.

As empresas terão que informar o valor energético, quantidades de carboidrato e proteínas, a quantidade das gorduras trans e saturadas, e de sódio. Elas terão 180 dias para implantar as medidas.

As ofertas dos lanches rápidos, tão a gosto de pessoas que não reservam tempo diário para uma refeição calma e tranqüila, saudável, são calóricos, ricos e em gordura e colesterol, e com grande quantidade de sódio (sal). Muitas vezes as pessoas engolem esses lanches trabalhando, dirigindo, com pressa, o que prejudica a digestão.

A assembléia plenária do Conselho Pontifício para a Cultura, reunida de 10 a 13 de novembro, em Roma, dedicou uma sessão ao estudo das técnicas de comunicação nas refeições.

O presidente do Conselho, cardeal Gianfranco Ravasi, disse que na sociedade do fast-food a refeição rápida converteu-se na “negação do diálogo através das refeições”. Ele lembrou que as refeições, ao longo da história, não tiveram como objetivo único matar a fome, mas também comunicar.

Na assembléia do Conselho Pontifico para a Cultura, os delegados usufruíram uma refeição ao estilo renascentista, baseada em receitas da época, na qual cada prato representou um sentido estético e comunicacional.
 

ALC Noticias, 30/11/2010

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.