Igreja é a segunda instituição mais confiável, diz estudo

A Igreja Católica ocupa a 2ª posição no ranking de confiança da população brasileira nas instituições. É o que diz o Índice de Confiança na Justiça (ICJ Brasil), publicado esta semana pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo, referente ao 3º trimestre de 2010.

A Igreja, que estava em 7º na pesquisa anteior, tem a confiança de 54% dos entrevistados, abaixo apenas das Forças Armadas, com 66%. Na lanterna estão os partidos políticos, com apenas 8%, antes tinham 21%. A Justiça, que é o motivo do estudo, também não está em uma situação confortável, com apenas 33% dos entrevistados dizendo que o Judiciário é uma instituição confiável.

A professora Luciana Gross Cunha, da FGV, disse que as pesquisas anteriores coincidiram com as denúncias de pedofilia envolvendo a Igreja, o que teria ocasionado um grau baixo de avaliação.

— A última fase da coleta coincidiu com a discussão sobre o aborto nas eleições presidenciais. Isso fez a diferença — observou a Luciana.

O Congresso ficou com 20%. As outras instituições obtiveram os seguintes resultados: Grandes Empresas (44%), governo federal (41%), emissoras de TV (44%) e imprensa escrita (41%). O estudo avalia, trimestralmente, o grau de confiança da população no Judiciário em 7 capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Salvador).

(Do site do Regional Sul IV da CNBB, com informações da Fundação Getúlio Vargas e Jornal O Estado de S. Paulo)

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.