A caridade, alma da missão – Papa Bento XVI – Leituras Bíblicas

Leituras Bíblicas

"Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna" (Jo 6,68)!

Dia 1º de novembro de 2010

A Igreja celebra hoje: Bem-aventurado Roberto Mayer, sacerdote e mártir – Leia sua vida clicando: http://diocesedeblumenau.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=2631&cod_002=5
(A comemoração da Solenidade de Todos os Santos, no Brasil, foi transferida para o próximo Domingo, conforme do Diretório Litúrgico da CNBB)

Carta aos Filipenses 2,1-4:

Irmãos, pelo conforto que há em Cristo, pela consolação que há no Amor, pela comunhão do Espírito Santo, por toda ternura e compaixão, levai à plenitude a minha alegria, pondo-vos acordes no mesmo sentimento, no mesmo amor, numa só alma, num só pensamento, nada fazendo por competição e vanglória, mas com humildade, julgando cada um os outros superiores a si mesmo, nem cuidando cada um só do que é seu, mas também do que é dos outros.

Salmo 130 (131), 1.2.3:

Senhor, meu coração não se eleva, nem meus olhos se alteiam;
não ando atrás de grandezas, nem de maravilhas que me ultrapassam.
Não! Fiz calar e repousar meus desejos, como criança desmamada no colo da sua mãe,
como criança desmamada estão em mim meus desejos.
Israel, põe tua esperança no Senhor, desde agora e para sempre!

Evangelho de Lucas 14,12-14:

Naquele tempo disse Jesus ao fariseu que o convidara: "Ao dares um almoço ou jantar, não convides os amigos, os irmãos, nem os parentes, nem os vizinhos ricos; para que não te convidem por sua vez, e te retribuam do mesmo modo. Pelo contrário quando deres uma festa, chama pobres, estropiados, coxos, cegos; feliz serás, então, porque não têm com que te retribuir. Serás, porém, recompensado na ressurreição dos justos.

Comentário ao Evangelho do dia feito por
Papa Bento XVI
Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2006 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana rev.)

 
A caridade, alma da missão
 

Se não for orientada pela caridade, isto é, se não brotar de um profundo ato de amor divino, a missão corre o risco de se reduzir a uma mera atividade filantrópica e social. Com efeito, o amor que Deus nutre por cada pessoa constitui o coração da experiência e do anúncio do Evangelho e, por sua vez, quantos o acolhem tornam-se suas testemunhas.

O amor de Deus, que dá vida ao mundo, é o amor que nos foi concedido em Jesus, Palavra de salvação, ícone perfeito da misericórdia do Pai celeste. Assim, a mensagem salvífica poderia ser oportunamente resumida com as palavras do Evangelista João: «E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o Seu Filho unigênito para que, por Ele, tivéssemos a vida» (1Jo 4,9). O mandamento de difundir o anúncio deste amor foi confiado por Jesus aos Apóstolos depois da Sua ressurreição, e os Apóstolos, interiormente transformados no dia do Pentecostes pelo poder do Espírito Santo, começaram a dar testemunho do Senhor morto e ressuscitado. A partir de então, a Igreja continua esta mesma missão, que constitui para todos os fiéis um compromisso irrenunciável e permanente.

.

 

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.