Papa insiste na importância da comunhão eclesial e anuncia novo sínodo para 2012

Por ocasião do encerramento do Sínodo e do Dia Mundial das Missões 

O Papa Bento XVI sublinhou hoje, durante a introdução à oração do Ângelus na Praça de São Pedro, que "a comunhão é imprescindível para a evangelização".    
Neste sentido, fez referência aos dois acontecimentos eclesiais deste domingo: o encerramento do Sínodo e a celebração do Dia Mundial das Missões (DOMUND).

O Sínodo teve como tema "A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho", enquanto o DOMUND teve como tema "A construção da comunhão eclesial é a chave da missão".

"Chama a atenção a similitude entre os temas destes dois acontecimentos eclesiais. Ambos convidam a conceber a Igreja como mistério de comunhão que, por sua natureza, está destinado a todo homem e a todos os homens."

Sínodo 2012

Como fez na homilia da Missa de encerramento do Sínodo, o Papa anunciou a realização da próxima Assembleia, que neste caso será de todos os bispos, daqui a 2 anos, sobre o tema da nova evangelização.

Evocando a Evangelii Nuntiandi de Paulo VI, Bento XVI recordou que "a Igreja existe para evangelizar, isto é, para pregar e ensinar, ser canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus, perpetuar o sacrifício de Cristo na Santa Missa, memorial da sua morte e ressurreição gloriosa".

"Por isso, a próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2012, será dedicada ao tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’."

O dever missionário "não é revolucionar o mundo, mas transfigurá-lo", afirmou o Papa.

"Em todo tempo e em todo lugar – também hoje no Oriente Médio – a Igreja está presente e age para acolher todo homem e oferecer-lhe em Cristo a plenitude da vida", acrescentou.

"A Nossa Senhora, que de Jesus Crucificado recebeu a nova missão de ser Mãe de todos aqueles que querem crer n’Ele e segui-lo, confiamos as comunidades cristãs do Oriente Médio e todos os missionários do Evangelho", concluiu.
 

ZENIT, 24/10/2010

Suas opções de privacidade

Neste painel, você pode expressar algumas preferências relacionadas ao processamento de suas informações pessoais.

Você pode revisar e alterar as escolhas feitas a qualquer momento, basta voltar a neste painel através do link fornecido.

Para negar seu consentimento para as atividades específicas de processamento descritas abaixo, mude os comandos para desativar ou use o botão “Rejeitar todos” e confirme que você deseja salvar suas escolhas.

Suas preferências de consentimento para tecnologias de rastreamento

As opções fornecidas nesta seção permitem que você personalize suas preferências de consentimento para qualquer tecnologia de rastreamento utilizada para as finalidades descritas abaixo. Lembre-se de que negar consentimento para uma determinada finalidade pode tornar as funcionalidades relacionadas indisponíveis.

Necessários / Técnicos
Estes rastreadores são usados para atividades que são estritamente necessárias para operar ou prestar o serviço que você solicitou e, assim, não precisam de sua permissão.

Funcionalidade
Estes rastreadores permitem interações e funcionalidades básicas que permitem que você acesse recursos selecionados de nossos serviços e facilite sua comunicação conosco.

Experiência
Estes rastreadores nos ajudam a melhorar a qualidade de sua experiência de usuário e permitem interações com conteúdo externo, redes e plataformas.

Medição
Estes rastreadores nos ajudam a mensurar o tráfego e analisar seu comportamento, a fim de melhorar nosso serviço.