Teve início nesta tarde de 3a. feira, 21 de setembro, em São Leopoldo, RS, o Seminário de estudos da Comissão de Diálogo Bilateral Católica-Luterana – ICAR-IECLB. No privilegiado ambiente da Casa das Diaconisas, trinta representantes, entre bispos, pastores sinodais, padres e pastores das duas Igrejas, reúnem-se em espírito de comunhão fraterna, de estudo e oração. O tema “Por uma eclesiologia ecumênica” aglutina as reflexões, em vista de dar um passo adiante na aproximação recíproca, rumo à unidade.
A nível de coordenação participam Pastor Manfredo Ziegel, por parte da IECLB, e Dom Remídio Bohn, bispo auxiliar de Porto Alegre, da Igreja Católica .
Na homilia proferida pelo Pastor Romeu Hoepfner, de Timbó, SC, durante a celebração de abertura, evidenciou-se a necessidade de buscarmos uma eclesiologia ecumênica, primeiro por causa da palavra de Jesus: “Que todos sejam um para que o mundo creia” (Jo 17,21a). Destacava também o Pastor Hoepfner outra razão para buscarmos a unidade: “para que o mundo creia”. Isto é, exigência da perseverança na caminhada na e para a unidade visa iluminar o mundo com a luz da fé, Jesus Cristo.
O encontro ecumênico estende-se até 5ª. feira, 23, quando se planeja divulgar carta a todas as comunidades católicas e luteranas, transmitindo em linguagem acessível um pouco do que o grupo refletir, orar, vivenciar, na perspectiva de um testemunho mais forte de discípulos de único Senhor Jesus.