Leituras Bíblicas
Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68)!
Dia 06 de setembro de 2010
Segunda-feira da 23ª semana do Tempo Comum
Hoje a Igreja celebra: São Liberato de Loro (séc. XIII) – Leia sua vida clicando: http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=6&Mes=9
1ª Carta aos Coríntios 5,1-8:
Ouve-se dizer por toda a parte que existe entre vós um caso de imoralidade, e uma imoralidade como não se encontra nem mesmo entre os pagãos: um de vós vive com a mulher de seu pai.
E continuais cheios de orgulho, em vez de andardes de luto, a fim de que seja retirado do meio de vós o autor de tal ação.
Quanto a mim, ausente de corpo mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que assim procedeu:
em nome do Senhor Jesus e com o seu poder, por ocasião de uma assembleia onde eu estarei presente em espírito, que
tal homem seja entregue a Satanás para mortificação da sua carne, a fim de que o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor.
Não é digno o vosso motivo de orgulho! Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
Purificai-vos do velho fermento, para serdes uma nova massa, já que sois pães ázimos. Pois Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.
Celebremos, pois, a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e da corrupção, mas com os ázimos da pureza e da verdade.
Livro de Salmos 5,5-6.7.12:
Tu não és um Deus que se agrade do mal; os maus não podem viver a teu lado.
Os arrogantes não poderão subsistir na tua presença, pois detestas os que praticam a iniquidade.
Exterminas os mentirosos. O homem sanguinário e fraudulento é detestado pelo Senhor.
Mas alegrem-se e rejubilem para sempre todos os que em ti confiam. Tu proteges e alegras os que amam o teu nome.
Evangelho segundo S. Lucas 6,6-11:
Num outro sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Encontrava-se ali um homem cuja mão direita estava paralisada.
Os doutores da Lei e os fariseus observavam-no, a ver se iria curá-lo ao sábado, para terem um motivo de acusação contra Ele.
Conhecendo os seus pensamentos, Jesus disse ao homem da mão paralisada: «Levanta-te e põe-te de pé, aí no meio.» Ele levantou-se e ficou de pé.
Disse-lhes Jesus: «Vou fazer-vos uma pergunta: O que é preferível, ao sábado: fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou perdê-la?»
Então, olhando-os a todos em volta, disse ao homem: «Estende a tua mão.» Ele estendeu-a, e a mão ficou sã.
Os outros encheram-se de furor e falavam entre si do que poderiam fazer contra Jesus
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Catecismo da Igreja Católica, §§ 2174-2175
O Dia do Senhor: O dia da ressurreição, da nova criação
Jesus ressuscitou de entre os mortos «no primeiro dia da semana» (Mc 16,2). Enquanto «primeiro dia», o dia da ressurreição de Cristo lembra a primeira criação. Enquanto «oitavo dia», a seguir ao sábado, significa a nova criação, inaugurada com a ressurreição de Cristo. Este dia tornou-se para os cristãos o primeiro de todos os dias, a primeira de todas as festas, o dia do Senhor (dies dominica), o «Domingo». […]
O domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente em cada semana, e cuja prescrição ritual substitui para os cristãos. O domingo realiza plenamente, na Páscoa de Cristo, a verdade espiritual do sábado judaico e anuncia o descanso eterno do homem, em Deus.
Um pensamento:
"Amemos a Deus e o adoremos com coração humilde e espírito puro, que isso ele busca acima de tudo" (São Francisco de Assis).